SAÚDE

Novo Hamburgo tem UTI lotada e busca novos leitos sob risco de aumento de casos de Sars

Secretário de Saúde do município fala sobre a necessidade de ampliação de leitos pediátricos e adultos; saiba mais

Publicado em: 04/06/2024 15:01
Última atualização: 04/06/2024 15:03

Durante a visita da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, a Novo Hamburgo, foi discutida a possibilidade de apoio à ampliação de leitos pediátricos e adultos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars).

Na vinda ao município, no dia 26 de maio, Arita se reuniu com a prefeita Fatima Daudt e o secretário de Saúde do município, Marcelo Reidel.


Equipe do hospital é formada por voluntários de todo País Foto: Giordanna Vallejos/GES-Especial

Conforme o secretário de Saúde de Novo Hamburgo, Marcelo Reidel, existe uma necessidade de mais leitos de UTI na cidade devido à situação atípica das enchentes e da época do ano, que normalmente apresenta mais quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

“Estamos tentando habilitar em outros locais leitos de UTI. Essa organização se move com base que podemos ter um grande aumento de casos de Sars e esses pacientes vão precisar de leito. Tem casos reportados atualmente e a tendência é aumentar”, diz o secretário.

Marcelo explica que com o vírus influenza circulando e o acréscimo da situação das enchentes, a situação é preocupante, por ser um cenário fora da normalidade. “O nosso hospital da cidade está lotado, acima de 100% da capacidade nos leitos, por isso, estamos organizando para buscar outros locais com leitos de UTI.”

Um dos locais que está sendo essencial na saúde é o Hospital de Campanha, da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), também visitado por Arita na ocasião.

Reidel explica que o Hospital de Campanha está sendo de grande importância para agilizar os atendimentos na UPA, porém, tem recebido apenas as fichas de menor gravidade, como verde e azul, atualmente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas