SÁBADO DE SAÚDE
Novo Hamburgo tem ações para cuidar da saúde bucal
Iniciativa ocorre neste sábado, no Espaço Cultural Albano Hartz, com realização de exames gratuitos
Última atualização: 26/03/2024 16:11
O Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Osvaldo Cruz, em Novo Hamburgo, recebe até o meio-dia deste sábado (27) ações preventivas de saúde bucal. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo (SMS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), a 24ª Campanha de Prevenção de Doenças Bucais busca evitar o agravamento do câncer e outras doenças que podem acometer a boca.
Estão disponíveis exames clínicos gratuitos que identificam anormalidades na região da boca. Além disso, as equipes realizam orientações sobre as doenças bucais.
A funcionária pública aposentada Clarice Ferraz Rodrigues, 69 anos, aproveitou a manhã para cuidar da saúde da boca. "Faço parte dos atendimentos da Liga e foi divulgado para participar. Muito bom ter informações e atendimento gratuito", diz.
A Campanha ocorre em alusão ao Maio Vermelho, mês de conscientização para prevenção do câncer de boca e também integra a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal, instituída pela Lei Municipal 2973/2016.
"A campanha busca a prevenção do câncer de boca que é uma doença tratável quando detectada no início. E ela é silenciosa, não causa dor, tem q ter atenção pra der diagnosticada precocemente. A pessoa tem que fazer autoexame da boca, olhar língua do lado e embaixo, olhar bochecha, lábio céu da boca, gengiva. Procurar lesões e manchas que não cicatrizam em 10, 15 dias. Caso tenha algo, deve procurar o dentista ou o médico", explica Darlan Rodrigues Lima, coordenador da política da saúde bucal da secretaria da saúde de Novo Hamburgo.
Casos com diagnóstico prévio de sintomas de doenças bucais serão encaminhados para o especialista (estomatologista) que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) Rincão.