abc+

SÁBADO DE SAÚDE

Novo Hamburgo tem ações para cuidar da saúde bucal

Iniciativa ocorre neste sábado, no Espaço Cultural Albano Hartz, com realização de exames gratuitos

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 27/05/2023 às 10h:43 Última atualização: 26/03/2024 às 16h:11
Publicidade

O Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Osvaldo Cruz, em Novo Hamburgo, recebe até o meio-dia deste sábado (27) ações preventivas de saúde bucal. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo (SMS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), a 24ª Campanha de Prevenção de Doenças Bucais busca evitar o agravamento do câncer e outras doenças que podem acometer a boca.

Novo Hamburgo tem ações para cuidar da saúde bucal



Novo Hamburgo tem ações para cuidar da saúde bucal

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Estão disponíveis exames clínicos gratuitos que identificam anormalidades na região da boca. Além disso, as equipes realizam orientações sobre as doenças bucais. 

A funcionária pública aposentada Clarice Ferraz Rodrigues, 69 anos, aproveitou a manhã para cuidar da saúde da boca. “Faço parte dos atendimentos da Liga e foi divulgado para participar. Muito bom ter informações e atendimento gratuito”, diz.

A Campanha ocorre em alusão ao Maio Vermelho, mês de conscientização para prevenção do câncer de boca e também integra a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal, instituída pela Lei Municipal 2973/2016. 

“A campanha busca a prevenção do câncer de boca que é uma doença tratável quando detectada no início. E ela é silenciosa, não causa dor, tem q ter atenção pra der diagnosticada precocemente. A pessoa tem que fazer autoexame da boca, olhar língua do lado e embaixo, olhar bochecha, lábio céu da boca, gengiva. Procurar lesões e manchas que não cicatrizam em 10, 15 dias. Caso tenha algo, deve procurar o dentista ou o médico”, explica Darlan Rodrigues Lima, coordenador da política da saúde bucal da secretaria da saúde de Novo Hamburgo.

Casos com diagnóstico prévio de sintomas de doenças bucais serão encaminhados para o especialista (estomatologista) que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) Rincão.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade