abc+

MAIS 1 DIA DE TRANSTORNO

NOVO HAMBURGO: Semana começa com atrasos dos novos ônibus; veja a situação no começo da manhã

Usuários que aguardavam os ônibus se distraíam jogando "paciência" ou desistiram e optaram por carros de aplicativo

ico_abcmais_azul
Publicado em: 29/04/2024 às 08h:49 Última atualização: 29/04/2024 às 10h:07
Publicidade

A semana começou com muitas reclamações de usuários pelos transtornos causados em razão do atraso das linhas de ônibus do novo sistema de transporte público de Novo Hamburgo.

Moradores dos bairros Canudos, Boa Saúde e Santo Afonso, alguns dos mais populosos do Município, relatam atrasos nas linhas, o que impacta na rotina dos usuários.

Paradas lotadas após atraso dos ônibus em pontos de Novo Hamburgo | abc+



Paradas lotadas após atraso dos ônibus em pontos de Novo Hamburgo

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

O Jornal NH acompanha desde cedo a situação. Ao chegar no início da linha Aeroclube, na parada em frente ao residencial Alcântara, no bairro Canudos, a reportagem se deparou com uma cena que traduz o espírito dos usuários nesta manhã de segunda-feira (29).

Uma moradora se distraia jogando uma partida de cartas conhecida como “paciência”. “Só assim mesmo. Eu gosto desse joguinho e, nestas horas, só assim mesmo. Já tive problemas com atrasos no sábado”, revela Loresa Santana Tretim, 63 anos.

Loresa Santana Tretim se distraiu jogando "paciência" no ponto inicial da linha Aeroclube | abc+



Loresa Santana Tretim se distraiu jogando “paciência” no ponto inicial da linha Aeroclube

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Assim como aconteceu no primeiro dia de operação do MixMob, usuários tiveram que recorrer ao transporte por aplicativo para não se atrasarem para compromissos. Foi o caso da auxiliar de limpeza Marisa dos Santos, 54, que aguardava desde às 5h50 por um ônibus das 6h05, no ponto inicial da linha Aeroclube.

A auxiliar de limpeza Marisa dos Santos desistiu de esperar por ônibus que sequer chegou e chamou um motorista de aplicativo | abc+



A auxiliar de limpeza Marisa dos Santos desistiu de esperar por ônibus que sequer chegou e chamou um motorista de aplicativo

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Passava das 6h30, quando ela desistiu de esperar e acionou um motorista de aplicativo. “Preciso fazer isso, se não vou me atrasar para chegar no trabalho. Fica muito mais caro. Já começou muito mal essa nova empresa”, lamenta.

O ônibus que Marisa aguardava não chegou. Os demais usuários aguardavam o ônibus das 6h20 que só apareceu às 6h40. Nas paradas seguintes, os usuários que embarcaram reclamavam do atraso. “Se atrasou 20 minutos no ponto de partida, até chegar ao fim da linha terá uma hora de atraso pelo arranca e para”, projetou Márcio Santos, 25.

No Paradão da Avenida Primeiro de Março, a situação dos usuários que aguardavam os coletivos piorou com a chuva forte por volta das 8h50; veja:

 

Reunião no domingo

Ontem, uma reunião para avaliar os primeiros dias de funcionamento do MixMob foi realizada pela Prefeitura com integrantes da diretoria de transportes, da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), da empresa responsável pela bilhetagem eletrônica e da própria Visac-RS.

O encontro, que aconteceria apenas na manhã desta segunda-feira, ocorreu com um dia de antecipação após os inúmeros transtornos relatados por usuários no primeiro dia de operação da Viação Santa Clara (Visac-RS) no Município.

Na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, disse que não descartava que atrasos continuassem acontecendo. “Os usuários precisam estar preparados para isso, pois estamos vivendo um momento de mudanças e podem acontecer contratempos.”

De acordo com Roberta, os atrasos se devem a uma série de adaptações que usuários e, principalmente, os motoristas enfrentam neste começo. “O sistema é outro, são novos processos e os motoristas estão se adaptando a essa nova realidade. É importante que todos saibam que podem acontecer ajustes ao longo do dia. Segunda será um dia de desafios”, pontua.

A reportagem fez contato com a prefeitura e com a Visac para novas informações sobre a situação.

Onde procurar ajuda?

A falta de informações sobre diversas questões relacionadas ao novo sistema de transporte público foi um ponto negativo levantado por usuários que aguardavam ônibus na manhã deste domingo no Paradão da Avenida Primeiro de Março.
Pensando nisso, foi criada a Central de Operações e Atendimento, que pode ser contatada por meio de WhatsApp: (51) 9828-2070, (51) 9818-8263. Quem preferir ligar, pode falar com a equipe através dos números (51) 99468-9756 e (51) 99469-1426.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade