O processo seletivo de motoristas de ônibus da Viação Santa Clara teve início nesta semana. A empresa assume o transporte público de Novo Hamburgo no dia 27 de abril. Até a quinta-feira (20), 180 candidatos participam do teste prático. A nova frota contará com 70 ônibus.
Na terça-feira (19), foram realizadas 60 avaliações e nesta quarta-feira (20) outros 60 motoristas fizeram o teste. Nesta quinta-feira, mais 60 profissionais devem participar dessa etapa do processo. Antes de assumir a direção de um ônibus disponibilizado para os testes, os candidatos, em grupos de 15, receberam informações da empresa, por meio do gerente no Rio Grande do Sul, Fernando Silveira. Fizeram um rápido teste escrito e foram às ruas.
A Viação Santa Clara convidou um examinador credenciado ao Detran-RS para participar da avaliação dos motoristas. Um representante do Sindicato dos Motoristas também foi convidado como forma de demonstrar transparência no processo de seleção.
Os aprovados passarão para a fase de apresentação dos documentos e, posteriormente, dos exames médicos admissionais.
Maioria dos candidatos são das atuais empresas
A nova encarregada pelo transporte público do Município atendeu um pedido da prefeita Fatima Daudt, que solicitou que os motoristas das atuais empresas fossem aproveitados na medida do possível.
Embora o processo seletivo ainda não tenha sido concluído, a Viação Santa Clara destaca que dos participantes dessa semana, 55% são funcionários das atuas operadoras do sistema e 16% já trabalharam em uma das empresas, totalizando 71% de motoristas com alguma relação com o transporte público no Município.
A empresa enfatiza que teve uma grande procura de interessados e que o número foi superior aos horários disponibilizados essa semana para testes. Por isso, na próxima semana haverá mais dois dias de avaliações para que todos os inscritos possam participar do processo.
Conforme a Santa Clara, “os dias e horários serão divulgados até sexta-feira (22), mas haverá flexibilidade, para que os profissionais ora empregados, não prejudiquem suas jornadas.”
LEIA TAMBÉM