abc+

EFEITO DA CHUVA

CATÁSTROFE NO RS: Novo Hamburgo registra novos deslizamentos e emite alerta para a população

Prefeitura informa que carro de som passa pelos bairros afetados para informar sobre o risco dos deslizamentos e sobre o risco de novas cheias em pontos da cidade

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 12/05/2024 às 19h:54 Última atualização: 12/05/2024 às 20h:33
Publicidade

Mais um ponto de deslizamento foi registrado em Novo Hamburgo, na noite deste domingo (12), desta vez na Avenida Victor Hugo Kunz, em frente ao que havia ocorrido anteriormente (entre as ruas Olavo Bilac e Daltro Filho). É recomendado que os motoristas dirijam com atenção, pois o deslizamento afeta parte de uma das pistas. 

Trecho da Avenida Victor Hugo Kunz, em Novo Hamburgo, onde ocorreram deslizamentos de terra. Motoristas devem ter atenção ao trafegar no local | abc+



Trecho da Avenida Victor Hugo Kunz, em Novo Hamburgo, onde ocorreram deslizamentos de terra. Motoristas devem ter atenção ao trafegar no local

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Na noite de sábado (11), um deslizamento de terra já havia sido registrado na Rua Cuiabá, no bairro Boa Vista, o que acabou prejudicando o abastecimento de água em parte do bairro, além de causar a interdição de um trecho da rua. 

Trecho da Avenida Victor Hugo Kunz, em Novo Hamburgo, onde ocorreram deslizamentos de terra. Motoristas devem ter atenção ao trafegar no local | abc+



Trecho da Avenida Victor Hugo Kunz, em Novo Hamburgo, onde ocorreram deslizamentos de terra. Motoristas devem ter atenção ao trafegar no local

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Após os primeiros deslizamentos, a Prefeitura de Novo Hamburgo emitiu alerta, principalmente nas partes altas do Kephas e dos bairros São José e Diehl. Carro de som também percorreu estes bairros com alerta de risco de deslizamentos.

O chamamento é para a população procurar local seguro e a qualquer sinal avisar a Defesa Civil no telefone 3587-7863 ou os Bombeiros no telefone 193.

Deslizamentos de terra em Novo Hamburgo

A Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Viários de Novo Hamburgo registrou neste domingo (12) mais três pequenos deslizamentos, sendo dois deles na Avenida Victor Hugo Kunz (um entre as Ruas Olavo Bilac e General Dalto Filho e outro na escadaria em frente à Rua Sérgio Ruggeri), ambas em Hamburgo Velho.

Moradora próxima de onde ocorreu o deslizamento na escadaria, Aline Almeida, 35 anos, decidiu não dormir em casa na noite deste domingo. Ela e o namorado, Daniel da Rosa, 29, passaram pelo local. Eles temiam o risco de novos deslocamentos de terra no local. 

Casal Aline e Daniel passaram pelo local, na Victor Hugo Kunz, mas a moradora decidiu não passar a noite em casa  | abc+



Casal Aline e Daniel passaram pelo local, na Victor Hugo Kunz, mas a moradora decidiu não passar a noite em casa

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

O terceiro deslizamento foi na Rua Frederico Westphalen, esquina com a Albino Adolfo Feyth, no bairro São Jorge. Na escadaria da Victor Hugo Kunz, o trânsito estava em meia pista na noite deste domingo, enquanto no outro trecho a limpeza foi concluída e o trânsito liberado. No bairro São Jorge, a equipe da Semptsu está no local realizando a limpeza.

No fim da noite de sábado (e não madrugada de domingo como informado anteriormente), houve ainda o deslizamento de um pequeno trecho da Rua Cuiabá, no bairro Boa Vista, que danificou mais da metade de uma pista no local. A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo conseguiu restabelecer parte do abastecimento na área. O trânsito foi interrompido no local. O deslizamento não afetou residências.

Alerta de evacuação de áreas de risco

A Prefeitura de Novo Hamburgo está alertando moradores dos bairros Canudos e Santo Afonso a não retornarem para suas casas nos próximos dias. Carro de som está percorrendo as ruas dos bairros, alertando que as chuvas continuam intensas e o nível do Rio dos Sinos voltou a aumentar.

O nível do rio vinha reduzindo lentamente nos últimos dias, mas voltou a subir desde a tarde deste sábado, quando atingiu 6,55 metros. Na medição das 18 horas deste domingo, o nível do Sinos já havia subido 13 centímetros, chegando a 6,68 metros.

Veja vídeos

Na Avenida Victor Hugo Kunz

Na Rua Cuiabá

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade