TRANSPORTE PÚBLICO
NOVO HAMBURGO: Por que os ônibus atrasaram nesta manhã em Novo Hamburgo? Prefeitura e concessionária respondem
Atrasos aconteceram no dia em que frota da nova empresa começou a operar em Novo Hamburgo
Última atualização: 27/04/2024 12:19
A manhã foi complicada para quem precisou pegar ônibus de algumas linhas em Novo Hamburgo na manhã deste sábado (27). Isso porque, no dia em que a nova frota da Viação Santa Clara (Visac-RS) entrou em operação, algumas rotas sofreram atrasos, que foram normalizados, segundo a Visac, por volta das 9 horas.
Por que os ônibus atrasaram nesta manhã em Novo Hamburgo?
A nova frota de ônibus da Viação Santa Clara (Visac-RS) começou a circular ainda na madrugada de hoje, por volta das 5h20. Entretanto, alguns veículos se atrasaram. Passageiros de linhas que passam pelos bairros Boa Saúde, Canudos e Ideal relatam que ficaram mais de uma hora em pontos de embarque. Alguns desistiram e optaram por outros meios de transporte, como carros de aplicativo.
Segundo a prefeitura e a empresa, os atrasos aconteceram porque, antes de começar o turno, oito motoristas desistiram do trabalho. Assim, três ônibus saíram após o horário que deveriam, afirmou o gerente da Visac Fernando Silveira.
Todos eles são funcionários da empresa anterior, que continuaram nas mesmas linhas que faziam, justamente por já conhecerem elas. Entretanto, eles se recusaram a começar os turnos, pois estavam "descontentes com os procedimentos que deveriam adotar no trabalho", diz a empresa.
Tanto a Visac-RS, quanto a Prefeitura de Novo Hamburgo e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário da cidade, Paulo Alberto Kley, afirmaram terem sido pegos de surpresa pela decisão dos motoristas.
O que diz a Visac-RS, em nota, na íntegra:
"A Visac-RS esclarece que ocorreram alguns contratempos no início da operação do transporte público em Novo Hamburgo. No início da manhã deste sábado, 27/04, quando os primeiros carros deveriam fazer suas linhas, alguns motoristas, descontentes com os procedimentos que deveriam adotar no trabalho, se recusaram a iniciar o turno, mesmo com o pedido da gerência para que esse assunto fosse pauta após o atendimento aos usuários.
Todos esses profissionais são oriundos das antigas operadoras do sistema e foram escalados justamente pelo conhecimento das linhas. Com a negativa, a escala precisou ser refeita, ocasionando os atrasos. A normalização começou por volta das 9 horas."
O que diz a Prefeitura, em nota, na íntegra:
"Alguns motoristas da antiga empresa que haviam sido contratados pela nova empresário de ônibus se recusaram a trabalhar no início da manhã deste sábado, atrasando o começo do novo transporte coletivo de Novo Hamburgo.
O movimento surpreendeu a todos, principalmente pelo fato do sindicato da categoria ter assinado o novo acordo coletivo, que trouxe vários benefícios aos trabalhadores, muitos deles que não havia anteriormente.
O transtorno enfrentado pela comunidade acabou sendo motivado justamente pelos motoristas das antigas empresas que a própria comunidade tanto pediu que fossem aproveitados e não ficassem sem emprego. Eventuais dúvidas de usuários ao longo do percurso também têm deixado as linhas mais lentas neste primeiro dia. A Prefeitura tem solicitado à empresa Visac que resolva esta situação o quanto antes. A normalização começou por volta das 9h deste sábado."
*Com informações de Laura Rolim