O lançamento de um site com informações de como funcionará o novo sistema de transporte público municipal marca o início das mudanças para a chegada da nova empresa de ônibus na cidade.
Batizado de MixMob – Sistema Integrado de Mobilidade do município, o novo sistema deve entrar em operação no mês de abril, com algumas novidades. Uma delas é a identificação dos ônibus com cores diferentes por região.
SAIBA MAIS
- Como vai funcionar o sistema de cores para identificar as linhas de ônibus
- Idosos serão os primeiros cadastrados no novo sistema de ônibus; veja o calendário
Entretanto, neste momento, a preocupação da Prefeitura é para outro ponto importante que a mudança causará.
Quando a empresa Santa Clara, de Santa Catarina, iniciar a prestação do serviço no município, os cartões de passagem para usuários com gratuidade serão substituídos por um novo, do MixMob, e também serão identificados por cores distintas. Por isso, os usuários terão que realizar cadastramento na plataforma.
Calendário
De acordo com a secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, o cadastramento dos usuários com gratuidade no MixMob inicia com os idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais. “Decidimos criar um calendário para organizar esse cadastramento e evitar que os idosos necessitem ficar muito tempo aguardando atendimento”, explica.
O cadastramento inicia no dia 5 de fevereiro para idosos com 80 anos ou mais. A faixa de idade irá diminuindo. Até 28 de março, a expectativa é de que todos de 65 anos ou mais estejam com o novo cartão de passagem. Portadores de necessidades especiais podem se cadastrar na próxima semana.
Conheça o MixMob
Os moradores de Novo Hamburgo já podem conferir as novidades relacionadas ao novo sistema integrado de mobilidade através do site mixmob.novohamburgo.rs.gov.br. Na plataforma, além de informações sobre o funcionamento do MixMob, os usuários poderão acompanhar questões sobre mobilidade urbana e do sistema de bilhetagem eletrônica (SBE).
Também poderão conferir o espaço de “perguntas e respostas” e obter os contatos para encaminhar denúncias e sugestões relativas ao transporte público municipal.
Localização em tempo real
Outra novidade é que os usuários poderão acompanhar em tempo real a localização do seu ônibus por meio de um aplicativo que está sendo desenvolvido. A Secretaria quer ter esse sistema em funcionamento já no lançamento do MixMob. Assim, os passageiros poderão monitorar o momento exato que precisam ir à parada, ou identificar atrasos.
Ônibus com ar-condicionado
A nova frota de ônibus será composta por 76 veículos, com dimensões variadas, e parte deles com ar-condicionado. “Neste primeiro momento, teremos 20 veículos com ar”, avisa a secretária. Além disso, todos os ônibus terão acessibilidade, película de proteção solar e botão de pânico.
LEIA TAMBÉM
E o valor da passagem?
Atualmente, o preço da passagem é de R$ 5. A empresa Santa Clara venceu a concorrência pública, concluída no ano passado, ao propor o valor da passagem em R$ 4,91. Mas o contrato prevê que este valor seja reajustado anualmente. “Quando eles [empresa] começarem a operação, esse valor será corrigido pelo INPC e dissídio dos funcionários”, explica Roberta.