A preparação para o início do novo transporte público de Novo Hamburgo, que será implementado na cidade no próximo sábado (27), segue evoluindo. Nesta terça-feira (23), os motoristas participaram de testes com o equipamento de bilhetagem dos novos ônibus.
O treinamento foi feito pela empresa Transdata, que é responsável pelo fornecimento dos leitores, do software e dos hardwares da bilhetagem eletrônica, e pela capacitação dos operadores. Segundo o técnico de implantação da empresa Murilo Rovari, neste segundo dia de capacitação, os profissionais aprenderam a manusear o equipamento a partir da abertura e do fechamento do turno de cada motorista.
O novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica, que será implantado a partir de sábado, terá instalações e informações voltados para a gestão e fiscalização dos serviços de transporte público, em especial a cobrança eletrônica de tarifa. A infraestrutura é inovadora e permitirá, ao longo do tempo, diferentes formas de pagamento, como QR Code e cartões de débito e crédito pelo aplicativo.
Haverá ainda, no aplicativo MixMob, a opção de consulta de horários, localização dos ônibus e outras funcionalidades. A ferramenta também permitirá maior controle do Município sobre todo o sistema, auxiliando na fiscalização e implementação de melhorias.
Conforme explicou o gerente da Viação Santa Clara (Visac-RS), Fernando Silveira, durante o treinamento haverá uma Central de Controle Operacional (CCO) composta por pessoas responsáveis pela fiscalização dos cartões MixMob e pelo funcionamento do novo transporte.
As câmeras instaladas nos 76 ônibus, por exemplo, serão fiscalizadas sempre no dia seguinte. “Quando a equipe identificar uma anomalia, que pode ser um passageiro embarcando pelo lado de trás ou por debaixo da catraca, ou algum problema de trânsito, como condução errada, aceleração sobre quebra-molas, haverá essa fiscalização por vídeo”, elucidou aos motoristas.
Para Luciano Rodrigues César, 46, que trabalhou no transporte público de Novo Hamburgo de 2000 a 2014 e retornou há dois anos, tudo parece diferente nesse novo sistema. “É uma novidade para nós. O sistema é muito mais atualizado e sofisticado, vai ser uma coisa a menos para se preocupar dentro da nossa profissão”, afirmou o motorista.
“Caronas” não serão permitidas
Durante o treinamento, os motoristas demonstraram ter dúvidas a respeito das novas regras. Entre elas, os profissionais relataram as famosas “caronas”, quando um passageiro embarca no ônibus sem pagar o valor da passagem. De acordo com eles, é comum que moradores usem desculpas para utilizar o transporte público de graça.
No entanto, conforme Silveira, com o novo sistema, isso não será mais permitido. “O passageiro só poderá ingressar no ônibus através do cartão MixMob ou com o pagamento em dinheiro. Essa é uma cultura que há na cidade, mas que não será mais aceita, pois não está regulamentado”, garantiu.
Além disso, o gerente da nova empresa esclareceu que existem gratuidades permitidas, e que aqueles que tiverem direito, devem buscar o cadastramento. “Há caminhos para garantir essa gratuidade. Os motoristas não poderão aceitar que o passageiro entre sem o pagamento”, disse Silveira.
Gratuidades
Conforme a Lei complementar nº 2221/2010, de 16 de dezembro de 2010, terão acesso à gratuidade da tarifa no transporte coletivo idosos maiores de 65 anos de idade (que devem apresentar qualquer documento pessoal com foto válido que comprove sua idade e o cartão MixMob).
Usuários com deficiência física, auditiva, visual ou mental; usuários portadores de câncer em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou cobaltoterapia; usuários portadores de insuficiência renal; e usuários portadores de Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida – SIDA.
LEIA TAMBÉM
Para ter acesso, os beneficiários deverão preencher e protocolar, anualmente, um formulário, conforme a Lei Complementar, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH, que providenciará a avaliação. “O direito ao transporte coletivo gratuito poderá se estender a 01 (um) acompanhante prévia e devidamente credenciado junto à SEDUH, observado o respectivo prazo de validade”, informa o documento.
Para ter acesso às gratuidades, os usuários deverão ter renda mensal individual de no máximo dois salários-mínimos nacional, e que sejam residentes em Novo Hamburgo.
Também são isentas do pagamento de passagem no transporte coletivo de passageiros, as crianças com até 5 anos de idade, no entanto, os pais ou responsáveis devem apresentar certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança para o motorista.
Conforme o documento, ”as gratuidades previstas na Lei Complementar são de caráter pessoal, intransferível, gratuito e passível de utilização em qualquer horário, caracterizando infração a cedência da respectiva credencial a terceiros, sob pena de suspensão da gratuidade por até 90 (noventa) dias, ou, em caso de reincidência, sua cassação”.
Cartão MixMob
Até o dia 26 de abril, serão recadastradas pessoas idosas de 65 anos ou mais e Pessoas com Deficiência (PcDs), na Casa das Artes (Avenida Primeiro de Março, 59, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. O recadastramento é necessário para todos que utilizam transporte público e possuem alguma gratuidade ou utilizam vale-transporte para o pagamento da passagem. Saiba mais informações através do site.