A partir desta quinta-feira (1º), usuários de transporte coletivo de Novo Hamburgo precisarão ficar atentos às linhas de ônibus, que terão alterações na grade de horários, especialmente, em Lomba Grande, Redentora/Pedreira, Guia Lopes/Esmeralda, Canudos/Esmeralda, Osvaldo Cruz, Boa Saúde, Jardim Liberato, Rondônia e Hamburgo Velho.
A mudança, segundo a prefeitura, atende pedidos de moradores e entidades, e busca proporcionar mais tempo para que o itinerário seja cumprido.
- LEIA TAMBÉM: FREE FLOW: Estado faz repasse milionário para CSG reequilibrar as contas após enchentes no RS
A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, destaca que o transporte público está evoluindo e ficará melhor com esse ajuste e ampliação de horários. “A Central de Operações e os canais de atendimento MixMob nos permitem analisar e estudar as principais demandas, e implantar essas melhorias”, complementa.
Segundo a prefeitura, o ajuste mais significativo será em Lomba Grande. A partir de pedidos de moradores do bairro, os horários da linha Quilombo foram reduzidos e a linha Lomba Grande recebeu oito novos horários (a maior ampliação da mudança), passando a contar com 39 horários.
Outras linhas que mais receberam alterações são a Redentora /Pedreira, com mais cinco novos horários; a Guia Lopes/Esmeralda, com mais quatro; a Canudos/Esmeralda, a Osvaldo Cruz, Boa Saúde/Jardim Liberato e Rondônia/Hamburgo Velho, cada uma delas com mais três horários.
A Visac-RS, operadora do transporte público em Novo Hamburgo, informa que a grade de horários é de responsabilidade da prefeitura e cabe à Visac cumpri-la. “A mudança é resultado de um trabalho coordenado pela Diretoria de Transporte, o aplicativo MixMob administrado pela Comur, e a empresa está atenta para prestar o serviço que foi demandado”, acrescenta Visac.
Passageiros ainda constatam atrasos pontuais
O músico e aposentado Alberto Procópio, 72 anos, morador de Canudos, diz que é importante que os horários sejam expandidos e cumpridos. “Às vezes, espero muito tempo na parada para chegar o ônibus”, relata Procópio, que ouviu do motorista a informação de que horários seriam ampliados.
Ao seu lado, no Paradão da Avenida Primeiro de Março, o estudante Bruno Lopes, 16, reforça que é bom ter mais horários disponíveis.
Moradora do bairro São José, Valquíria de Moura, 33, conta que no início da nova empresa ouvia muita reclamação sobre falta de ônibus, mas agora pouco percebe reclamações.
No entanto, acrescenta, problemas ainda existem. “O primeiro horário do Kephas, às 5h35, sempre chega atrasado e dificulta quem precisa pegar o segundo ônibus no Centro”, sublinha Valquíria.
Os horários podem ser consultados na página da Prefeitura ou no meu grade de horários do site mixmob.novohamburgo.rs.gov.br/
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags