POTENCIALIDADES LOCAIS
Novo Hamburgo lança guia de viagem em parceria com o Sebrae
Ação busca incentivar que as pessoas aproveitem as opções de lazer locais, além de fomentar a economia por meio do turismo
Última atualização: 03/12/2024 10:15
Descobrir opções de lazer, gastronomia e hospedagem sem sair do Vale do Sinos, fomentando o turismo interno e a economia local. É isso que se propõe o novo guia de viagem Novo Hamburgo: Destino de Pluralidades, formulado pelo Sebrae em parceria com o município.
CONFIRA: Black Fraude? Reclame Aqui tem recorde de queixas da Black Friday; veja as empresas e os motivos
Desde 2020, o Sebrae vem se aproximando de entidades na região para criar roteiros de fomento ao turismo local. No Vale do Sinos, a parceria começou com a Associação dos Municípios do Vale Germânico. "A primeira coisa é organizar, para poder potencializar e explorar as oportunidades para o desenvolvimento econômico", avalia Rubem Schollmeyer, analista de projetos turísticos do Sebrae, região do Vale do Sinos.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
"Em 2022, em parceria com o Sebrae, conseguimos produzir um guia regional, envolvendo 14 municípios que fazem parte do projeto. A ideia deste [guia] nasce naquele ano, quando tivemos contato com este produto", comenta o diretor de Turismo de Novo Hamburgo, Deivid Schu.
A curadoria dos locais sugeridos fica a cargo de Anelise Zanoni, consultora do Sebrae. "Para receber esse olhar, os empreendimentos precisam estar dentro de alguma política pública, seja municipal ou regional. Depende muito mais da iniciativa do empreendedor em participar de projetos de turismo", comenta Schu.
Trabalho conjunto
A rota Caminhos de Hamburgo Velho, que teve um ano de preparação antes do lançamento, é um exemplo do trabalho desenvolvido. O Sebrae e a diretoria de Turismo buscaram unir as atividades dos empreendedores para que eles não vissem uns aos outros como concorrentes, mas como aliados. "Eles se veem como parceiros, para atrair cada vez mais clientes dentro deste contexto de turismo", avalia Schollmeyer.
Novo Hamburgo registra cerca de 150 mil hospedagens por ano em toda a rede hoteleira, de acordo com Schu, que acredita ser um potencial que pode ser aproveitado. "A partir do momento que alguém está fazendo uma reserva, é um meio de comunicar essa pessoa antes dela chegar aqui. Inclusive, para refletir, se ela não quer ficar dias a mais."
Neste primeiro momento, versões digitais do guia de viagem estão sendo disponibilizadas nos sites dos hotéis. Na sequência, serão impressos exemplares que estarão disponíveis nos demais empreendimentos do roteiro, finalizando nos eventos promovidos em parceria com o Sebrae. "Ele pode ser utilizado por quem está viajando ou por quem vem fazer turismo na região", avalia Schu.