TRANSPORTE PÚBLICO
NOVO HAMBURGO: Idosos serão os primeiros cadastrados no novo sistema de ônibus; veja o calendário
Prefeitura já definiu o local para facilitar o acesso ao cadastramento no MixMob
Última atualização: 29/01/2024 11:56
A mudança no transporte público de Novo Hamburgo está na fase de cadastramento dos usuários, que se inicia pelos passageiros idosos e pessoas com necessidades especiais.
Para facilitar o acesso, a Prefeitura montará uma central de atendimento junto à Casa das Artes (Avenida Primeiro de Março, 59, Centro).
SAIBA MAIS
- Como vai funcionar o sistema de cores para identificar as linhas de ônibus
- O que é o MixMob, qual o valor das passagens e outras dúvidas sobre o muda nos ônibus
A instituição, que fica em frente ao paradão, atenderá o público de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Para fazer o cadastro no MixMob, o idoso precisa apresentar um documento com foto e levar um comprovante de residência em Novo Hamburgo. Já os portadores de necessidades especiais, além dos documentos acima, também precisam apresentar um comprovante de rendimentos, laudo médico que comprove a doença.
Antes de irem à Casa das Artes, estes usuários precisam preencher um requerimento, que deve ser baixado no site da plataforma. Enquadram-se nessa categoria portadores de deficiência física, auditiva, visual ou mental, pacientes em tratamento de câncer, portadores de insuficiência renal e da Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida - SIDA.
Para garantir um atendimento ágil, segundo a secretária Roberta Gomes de Oliveira, 15 profissionais serão mobilizados para receber os idosos. O tempo estimado a cada atendimento é 15 minutos.
"Estamos preparados para atender, nessa primeira etapa, entre idosos e PCDs, em torno de 20 mil pessoas. Nem todos usam o transporte coletivo, mas, caso queiram fazer o cadastro, estaremos preparados", garante.
Entre as vantagens elencadas pela secretária Roberta para estimular os idosos a realizarem o cadastramento na nova plataforma está o fato de que, com o cartão MixMob, os idosos poderão ocupar qualquer lugar no ônibus e não precisarão ir à sede da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) mensalmente, para colocar créditos no cartão de passagem.
"Por lei, os idosos podem andar de ônibus gratuitamente apenas apresentando a identidade. Contudo, neste caso, precisam ficar nos assentos antes da roleta", observa.
Após concluído o cadastramento de idosos e PCDs, será a vez de estudantes e empresas que utilizam vale transporte. A secretária garantiu, ainda, que o primeiro cartão será gratuito.
Cronograma por idade
- 80 anos ou mais - de 5 a 09 de fevereiro
- 75 anos ou mais - de 14 a 23 de fevereiro
- 70 anos ou mais - de 26/02 a 8 de março
- 65 anos ou mais - de 11 a 28 de março