Os ônibus brancos com inscrição verde deixarão de circular pelas ruas hamburguenses, a partir de sábado (27). Com o ingresso da Viação Santa Clara (Visac) na operação do transporte público, a Viação Futura/Hamburguesa/Courocap encerra suas atividades em Novo Hamburgo.
“O que fica aí é uma história muito bonita que se construiu nesses anos de prestação de serviços. Nós gostaríamos de agradecer a toda a comunidade que fez parte disso e aos colaboradores, que também fizeram parte da nossa história”, frisa a representante das empresas, Sheila Fiore.
A trajetória da empresa, que permanecerá atendendo o transporte público de Esteio com a filial Hamburguesa, inicia no final dos anos 60. Segundo a prefeitura, a Viação Hamburguesa Ltda foi fundada em 21 de fevereiro de 1969. A Futura e a Courocap operam na cidade desde 1970.
Segundo Sheila, nos anos 70, a Hamburguesa foi adquirida pelos irmãos Kreuz e famílias Pedrotti e Zagonel, que posteriormente incluíram a Courocap. A marca Futura foi utilizada nos ônibus Kreuz a partir dos anos 2000.
A empresa chegou a empregar 600 colaboradores, mas encerra seus serviços em Novo Hamburgo com 176 funcionários e algumas curiosidades. Entre elas, lembra Sheila, está o fato de motoristas e cobradores dormirem em alojamento na garagem da empresa e enfrentarem atolamentos na estrada de chão. “Tinha que usar trator para desatolar”, relembra.
Ela reforça que as atividades na garagem em Novo Hamburgo serão encerradas, os funcionários serão desligados e os ônibus, vendidos.
“Ciclos passam”
Diretor-executivo da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI NH/CB/EV/DI), Leandro Villela Cezimbra salienta que Novo Hamburgo foi uma exceção à regra ao conseguir um processo de licitação do transporte público com resultado positivo, comparativamente a outros municípios. “Ciclos passam, assim como em outros setores, e ocorrem mudanças. Os novos tempos chegam, empresas seguem e outras encerram seus ciclos. O importante é ter melhorias”, acrescenta.
Por outro lado, Cezimbra salienta que a viação Futura/Hamburguesa/Courocap deixa sua história. “Ela acompanhou a expansão do calçado, a força do comércio, no momento que as fábricas produziam para a exportação. Resumidamente, ela foi partícipe ativa da história de Novo Hamburgo. É uma história que se respeita e se reconhece”, arremata.
Expectativa com nova empresa
Dezenas de milhares de pessoas usam o transporte público em Novo Hamburgo. Entre elas está gente como a diarista Rosângela Cidade, 62 anos. Em sua juventude, trabalhou em um supermercado, que pertencia à família Kreuz, e usava o ônibus que levava essa marca. Depois seus filhos usaram o coletivo para ir para escola e passear. E ela fez muitas amizades nos ônibus. “Quem trabalha sempre pega o ônibus no mesmo horário, e tinha uma turminha de amigos, de mulheres, que marcou muito”, relembra.
No entanto, a moradora do bairro Canudos não deixa de citar problemas vivenciados. Ela lembra de ônibus em condições precárias, da escassez de horários em determinadas linhas e atrasos. Diante disso, torce para que a nova empresa atenda as necessidades atuais da população.
LEIA TAMBÉM