abc+

MELHORIAS

Novo Hamburgo estuda projeto de iluminação na Avenida dos Municípios após acidentes com mortes no trecho

Atualmente, a avenida é de responsabilidade do Daer. Via foi palco de duas tragédias na semana passada

Carla Fogaça
Publicado em: 15/08/2023 às 06h:00 Última atualização: 17/10/2023 às 18h:42
Publicidade

Recentemente, a Avenida dos Municípios, trecho que pertence a Novo Hamburgo, foi palco de duas tragédias no trânsito, que resultou na morte de duas pessoas. O primeiro caso aconteceu na última quinta (10) e tirou a vida de Claudio Lidiomar Selistre, de 50 anos, que voltava de bicicleta da casa do filho. No dia seguinte, na sexta-feira (11), outro acidente levou o jovem Lucas Alexandre Soares do Amaral, 28. Um dos problemas visíveis na via é a falta de iluminação, visto que quem trafega à noite pelo local tem a visibilidade prejudicada.



Atualmente, os cuidados da Avenida dos Municípios pertencem ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), porém, segundo a autarquia, a parte de iluminação cabe ao Município, já que se trata de um trecho urbano. “No momento, não há um projeto de melhorias na sinalização da via. Inclusive, por ter características de trecho urbano, deve ser municipalizada futuramente, assim como ocorreu com o segmento pertencente hoje a Campo Bom”, explica o Daer.

Entretanto, a Prefeitura de Novo Hamburgo informou que, mesmo o trecho sendo de cuidados do Daer, a Diretoria de Trânsito (Ditran) tem constantemente reforçado a sinalização, incluindo a recente revitalização das pinturas de eixo no local.

Sobre a iluminação no trecho, o Ditran afirma que não é de responsabilidade da administração municipal, assim como a capina das margens. Mesmo assim, conforme a prefeita Fatima Daudt, foi determinado à Procuradoria-Geral do Município o início de tratativas com o Daer para possibilitar à Prefeitura a implantação da iluminação pública no trecho hamburguense da Avenida.

“O Daer segue responsável pela estrada, mas um convênio ou termo de cooperação daria as condições legais para alocar recursos municipais na implantação de iluminação em LED no local, o que daria mais segurança a pedestres e motoristas”, ressalta Fatima.

Ao mesmo tempo, a prefeita também determinou à Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos o início do estudo para um projeto de iluminação pública na via, a exemplo do que foi realizado na RS-239, onde foram investidos cerca de R$ 1,3 milhão e que deixaram o trecho hamburguense da rodovia às claras, “trazendo mais segurança e conforto aos usuários, especialmente aos hamburguenses”, enfatiza Fatima.

“Sem placas e sinalizações”

A equipe de reportagem do Grupo Sinos andou no trecho da Avenida dos Municípios que pertence a Novo Hamburgo e percebeu que, realmente, a iluminação é zero, tendo apenas alguns postes de luz em frente a um condomínio, no bairro Canudos. A faixa da rua está bem pintada, mostrando que é proibido a ultrapassagem em qualquer trecho. Porém, moradores se queixam da falta de sinalizações, como a placa de limite de velocidade.

O azulejista Marcos Dias, 33, que mora no bairro, próximo à Avenida do Município, diz que sente falta de um acesso melhor para o bairro, pois muitos carros acabam cortando a frente de quem vem do sentido Campo Bom-Novo Hamburgo. “A gente percebe a diferença da Avenida quando viemos de Campo Bom. É bem visível que tem diferença no cuidado dos trechos”, acrescenta Dias.

Campo Bom administra 7,7 quilômetros da Avenida

Já Campo Bom tem a autonomia da prefeitura para intervir na via, isso após a municipalização. Segundo o secretário de Segurança de Trânsito da cidade, Rosalino Constante Seara, desde de que a administração municipal assumiu os 7,7 quilômetros do trecho da Avenida dos Municípios, muitas melhorias foram realizadas.

“Entre elas, estão o recapeamento asfáltico do trecho entre a rotatória da Avenida Presidente Vargas e a intersecção com a Avenida Intermunicipal, a construção de duas novas rotatórias no mesmo trecho e a instalação de iluminação pública de LED. Tudo isso impacta de forma definitiva para garantir um trânsito cada vez mais seguro na via”, explica Rosalino.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade