NOVO CARTÃO

Transporte público de Novo Hamburgo já conta com mais de 10 mil recadastramentos

Operação do novo sistema têm início no dia 27 de abril e recadastramento é necessário para descontos e isenção nas passagens

Publicado em: 03/04/2024 15:39
Última atualização: 04/04/2024 14:51

Com a proximidade do início da operação do novo sistema de transporte coletivo em Novo Hamburgo, agendado para o dia 27 de abril, a Prefeitura prorrogou o prazo para o recadastramento dos usuários. Agora, os cidadãos têm até o dia 26 de abril, uma sexta-feira, para regularizar sua situação. Inicialmente, o prazo se encerrava no dia 28 de março.


Novo sistema de transporte entra em operação no fim do mês Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Até o momento, foram cadastradas 7.825 pessoas idosas com 65 anos ou mais. Além disso, 479 Pessoas com Deficiência (PcDs) e seus acompanhantes efetuaram o cadastro na Casa das Artes. Adicionalmente, 461 estudantes já estão cadastrados através do aplicativo, e 613 empresas realizaram o cadastramento de seus colaboradores através da plataforma para fornecimento de vale-transporte.

No total, somando o número de idosos, PcDs e acompanhantes, e estudantes, o número de recadastros chega a 9.244. Considerando que cada uma das 613 empresas tenha mais de um funcionário que usa o vale-transporte, o número passa (e muito) dos 10 mil usuários. Em média, segundo a prefeitura, atualmente cerca de 20 mil passageiros utilizam o transporte público municipal por dia.

Durante o processo de recadastramento, os cidadãos receberão o novo cartão denominado MixMob, que será utilizado nos ônibus. Vale ressaltar que esse cartão será válido somente nos novos ônibus de cor amarela, pertencentes à Empresa Viação Santa Clara, vencedora da licitação para operação do transporte público, que substituirá as atuais empresas.

Segundo a Prefeitura, não foi estabelecida uma meta específica para o número de cadastros nos grupos mencionados, uma vez que o recadastramento será necessário para todos que utilizam transporte público e possuem alguma gratuidade ou utilizam vale-transporte para o pagamento da passagem. O objetivo do cadastro é garantir maior acessibilidade, controle e monitoramento do transporte público municipal.

Como se cadastrar


Recadastramento para idosos é opcional, mas recomendável Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Aqueles que têm 65 anos ou mais e ainda não realizaram o recadastramento devem dirigir-se à Casa das Artes (antiga Semec II), localizada em frente à plataforma 1 do Paradão, na Avenida Primeiro de Março, número 59, no Centro. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para efetuar o cadastro, é necessário apresentar um documento com foto e um comprovante de endereço.

Para os PcDs, o cadastro é obrigatório conforme legislação vigente e os documentos necessários são: comprovante de residência em Novo Hamburgo; documento com foto; comprovante de rendimentos; laudo médico e requerimento preenchido. Já para os estudantes, o cadastro deve ser feito exclusivamente pelo aplicativo “Atlasmob”, disponível na loja Google Play Store (Android) ou Apple App Store (IOS), e é essencial para garantir a gratuidade de 50% na passagem. Para as empresas, o recadastramento visa o fornecimento de vale-transporte aos colaboradores.

Todas as informações podem ser encontradas no site da Prefeitura, neste link.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas