SAÚDE

Novo Hamburgo está com estoque baixíssimo de vacina pentavalente

Segundo a Prefeitura, a SES, que é responsável pela distribuição do imunizante, afirmou que novo lote chega ao Estado no dia 16 de março; saiba em quais unidades de saúde ainda há vacina disponível

Publicado em: 08/03/2023 18:56
Última atualização: 01/02/2024 15:48

Com uma filha de dois meses, o comerciante Silvio Pazinato do Nascimento, 40 anos, seguiu à risca o calendário de vacinação e procurou o posto de saúde para que a pequena recebesse todas as doses previstas. No entanto, na unidade do bairro Roselândia foi informado que a pentavalente estava em falta. A família então se dirigiu à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Kephas, onde não havia o imunizante. Por fim, Nascimento procurou a Casa de Vacinas, que também informou enfrentar falta da vacina e sem previsão de recebimento. “Está atrasada a aplicação em uma semana. É uma vacina importante para a proteção dela”, diz o pai.

Vacina pentavalente Foto: Divulgação
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o “estoque da vacina pentavalente está baixíssimo”, com algumas unidades em falta do imunizante. No momento, ainda possuem poucas doses as Unidades de Saúde da Família (USF) Liberdade, São Jorge, Lomba Grande, Iguaçu, Kraemer, Redentora, Mundo Novo, Petrópolis, Vila Kroeff, Kunz, Operário, Rondônia, Rondônia II e nas UBS Rincão e Liberdade. No entanto, essas doses podem acabar a qualquer momento.

Conforme a assessoria de imprensa do Município, a Secretaria de Saúde do Estado (SES), responsável pela distribuição das doses que são enviadas pelo Ministério da Saúde, informou que um novo lote do imunizante tem previsão de chegada ao Estado no dia 16 de março.

Já a assessoria de imprensa da SES, garante que há vacina pentavalente em estoque no Estado. Ainda de acordo com a SES, 1.ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), no qual Novo Hamburgo faz parte, teria doses disponíveis para reposição. 

Saiba mais

A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O imunizante garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas