SEGURANÇA ALIMENTAR
Novo Hamburgo celebra importante conquista contra a pobreza e a fome
Município foi incluído ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que permite acesso a políticas federais voltado para a segurança alimentar
Última atualização: 08/10/2024 22:03
O mês de setembro trouxe uma importante conquista para o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Novo Hamburgo (Comsea). No dia 30, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Governo Federal publicou uma resolução que oficializa a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
Essa adesão, segundo a presidente do Comsea-NH, Claudete Schneider, permitirá que Novo Hamburgo tenha acesso a políticas públicas federais voltadas para o combate à fome. "Além disso, o município se compromete a elaborar, no próximo ano, o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que será implementado pela Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan)", explica.
Atualmente, 44% da população do Rio Grande do Sul, o que equivale a aproximadamente 4.770.000 pessoas, vive em municípios que já aderiram ao Sisan. Um painel, desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), apresenta informações sobre o processo de adesão dos municípios e serve como uma ferramenta para melhorar a articulação entre eles, direcionar ações governamentais e analisar o progresso do Sisan no estado.
“Essa adesão ao Sisan Nacional é fruto de anos de luta do Comsea e se concretizou na atual gestão. Estamos todos felizes e motivados, prontos para, junto com a gestão municipal, buscar os próximos passos em prol da segurança alimentar e nutricional”, comemorou Schneider.