COMUSA

Novo Hamburgo assina contrato de obra milionária que promete revolucionar saneamento

Estação de Tratamento de Esgoto Luiz Rau será responsável por tratar 50% do esgoto da cidade

Publicado em: 14/12/2023 16:55
Última atualização: 15/12/2023 16:29

Um momento histórico se desenha no horizonte de Novo Hamburgo. No Parque Floresta Imperial, na quinta-feira (14), o diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, realizou a assinatura do contrato para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau, com a empresa vencedora da licitação, a MGM Serviços Técnicos. A obra, orçada em mais de R$ 70 milhões, representa um salto de 50% no tratamento de esgoto do Município.

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Local onde ficará a ETE Luiz Rau, a maior unidade cidade e que está na fase de licitação Foto: Comusa/Divulgação

Com previsão de início das obras em janeiro e conclusão em dezembro de 2024, a ETE Luiz Rau será uma ferramenta para transformar o saneamento do município. “Nos acostumamos a ter um esgoto ao ar livre em uma cidade bonita e pungente como Novo Hamburgo. Queremos ter novamente um arroio com água límpida no Centro da cidade”, explica Lüders.

O projeto visa melhorar o impacto ambiental. "Nós hoje temos 7,5% de tratamento de esgoto, com a nova ETE, chegará a quase 60% do esgoto tratado. Estamos investindo como nunca em saneamento, trabalhamos nesse projeto desde 2017. O impacto ambiental é muito grande, pois hoje temos esgoto indo direto para o rio, algo que mudará com a estação”, disse ele.


Assinatura do contrato para obra foi nesta sexta-feira (14) Foto: Giordanna Vallejos/GES-Especial

O valor da obra, R$ 70 milhões, será financiado pela Caixa Econômica Federal e Banrisul. O recurso é proveniente do Ministério de Desenvolvimento. Integrando as 11 ETEs existentes, a cidade sonha com um aumento ainda maior no tratamento no futuro, alcançando 90% com o projeto do PAC 2 e a ETE do Arroio Pampa.

Ao emitir a ordem de início na segunda-feira (18), Novo Hamburgo poderá presenciar uma transformação em seu saneamento. A conclusão da obra, prevista para o final de 2024, marcará o início de um capítulo de progresso, compromisso ambiental e mais qualidade de vida para os hamburguenses. “Queremos deixar um legado para a cidade, beneficiando a fauna, flora local e, claro, o Rio dos Sinos", enfatizou o diretor-geral da Comusa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas