Para os ciclistas

Nova ciclovia começa a ser desenhada pelas ruas de Novo Hamburgo

Faixa exclusiva para ciclistas terá em torno de quatro quilômetros de extensão, considerando ida e volta

Publicado em: 08/04/2024 18:07
Última atualização: 08/04/2024 18:07

Novo Hamburgo terá uma nova ciclovia que visa promover a mobilidade urbana em áreas estratégicas do município. A obra, a ser realizada pela Baliza Empreendimentos Imobiliários Ltda., é parte de uma contrapartida de um empreendimento em desenvolvimento na região, conforme estipulado via legislação municipal.


Serão cerca de quatro quilômetros, considerando os dois sentidos, na nova ciclovia Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

A ciclovia terá um trecho principal ao longo da Avenida Nações Unidas, entre a rótula João XXII (Pio XII) e a Rua Rincão, abrangendo aproximadamente 4 km de extensão em ambos os lados da via. Além disso, um trecho da Rua Rincão também será contemplada com uma pista exclusiva para bicicletas, estendendo-se até a saída do shopping Ifashion Outlet.

Segundo a secretária municipal de Habitação e Mobilidade Urbana, Roberta Gomes de Oliveira, a construção da ciclovia está prevista no Plano Diretor de Mobilidade Urbana da cidade e foi solicitada como parte do processo de mitigação relacionado à construção do condomínio de prédios residenciais nas proximidades. Ela ressalta que a nova infraestrutura contribuirá para a promoção de deslocamentos sustentáveis, proporcionando segurança aos ciclistas.

... que seguirá até a saída do IfashionDário Gonçalves/GES-Especial
Trecho da rua Rincão também receberá a ciclofaixa...Dário Gonçalves/GES-Especial
Identificação já consta no trajetoDário Gonçalves/GES-Especial
Nova ciclovia terá início na rótula do Colégio Pio XIIDário Gonçalves/GES-Especial

Embora ainda não haja uma data definida para o início das obras, a empresa responsável está realizando ajustes necessários antes de iniciar os trabalhos de fato. No entanto, placas já foram instaladas no percurso e marcações brancas foram feitas no asfalto. “A Baliza pode realizar esta ciclofaixa a qualquer momento enquanto estiver construindo o condomínio, por isso não há data definida. A empresa só vai ganhar habite-se do empreendimento com a compensação concluída, mas pode fazer a qualquer momento”, explicou a secretária.

Motoristas devem ficar atentos

Mesmo que as placas de “estacione ao lado da ciclofaixa” já estejam instaladas, enquanto a obra não começar, os motoristas devem continuar estacionando normalmente. “O projeto prevê calçada, ciclovia, estacionamento e uma pista de rolamento. A ciclovia foi projetada entre o estacionamento e a calçada por permitir mais segurança e acessibilidade. Enquanto a ciclovia não estiver completamente sinalizada, os carros podem continuar estacionando, mas é importante já começarem a observar as mudanças”, observou Oliveira.

Apesar das mudanças previstas, a secretária diz que não são esperados impactos significativos no trânsito, uma vez que o trecho da Avenida Nações Unidas já apresenta restrições devido à capacidade viária limitada. “A reorganização proposta tem como objetivo otimizar o espaço disponível, regulando o estacionamento e melhorando a fluidez do tráfego na região”, acrescenta.

Outras ciclovias

Atualmente, Novo Hamburgo conta com 10,4 km de ciclovia e ciclofaixa distribuídos em diferentes pontos da cidade. Elas estão localizadas na rua Marques de Souza, no bairro Hamburgo Velho, Avenidas Vitor Hugo Kunz e Nações Unidas, e na Avenida João Aloysio Allgayer, no bairro Lomba Grande. “A implantação da nova ciclovia representa mais um passo na busca por uma cidade mais inclusiva e acessível, onde a mobilidade urbana seja pensada de forma integrada e sustentável”, conclui a secretária.

Ciclistas ainda usam ciclovia da Avenida Nações UnidasDário Gonçalves/GES-Especial
Ciclovia da Avenida Nações Unidas está interditada devido às más condiçõesDário Gonçalves/GES-Especial
Ciclovia na rua Marquês de SouzaDário Gonçalves/GES-Especial
Ciclovia na rua Marquês de SouzaDário Gonçalves/GES-Especial
Trecho da ciclovia na Avenida Vitor Hugo KunzDário Gonçalves/GES-Especial
Trecho da ciclovia na Avenida Vitor Hugo KunzDário Gonçalves/GES-Especial
Ciclofaixa para pedestres e ciclistas em Lomba GrandeDário Gonçalves/GES-Especial

Contudo, desde dezembro do ano passado, a ciclovia da Avenida das Nações, junto à linha do trem, entre a Avenida Primeiro de Março e a Rua Cinco de Abril, está interditada pela Prefeitura devido aos vários buracos e desníveis no trecho. A responsabilidade pelo conserto é da Trensurb, e tem um valor estimado em R$ 85 mil. A primeira tentativa de licitação, feita em janeiro, assim como a segunda realizada em fevereiro, não tiveram interessados. “A Trensurb deve se manifestar oficialmente sobre esse tema nos próximos dias”, disse a empresa através da assessoria.

Ainda assim, mesmo com os blocos de concreto e fitas zebradas indicando a interdição, ciclistas e pedestres continuam a utilizar a ciclovia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas