Os prestadores de serviço estabelecidos em Novo Hamburgo devem ficar atentos às mudanças no sistema de emissão da Nota Fiscal Eletrônica. A alteração no sistema está prevista para o dia 4 de março. A troca no sistema é motivada pelo fim da vigência do contrato atual, que atingirá o prazo máximo de contratação permitido por lei.
De acordo com a Prefeitura, a substituição não acarretará em mudanças significativas para os contribuintes. Os códigos das atividades serão mantidos os mesmos, conforme serviços já cadastrados para cada contribuinte do Município.
O acesso ao novo sistema será feito por login e senha ou certificado digital, a critério do contribuinte. Quem já tem acesso ao sistema atende.net segue utilizando os mesmos login e senha.
Os CNPJs que ainda não têm acesso ao sistema, devem ser cadastrados no site. Após acessar, selecione a ação “cadastre-se”, finalidade “Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e”, e preencha os dados solicitados. É obrigatório informar o CPF do administrador vinculado.
De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Gilberto dos Reis, o novo sistema atende aos dispositivos legais sobre o padrão mínimo de qualidade do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), software utilizado pelo poder público, bem como orientações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
“Os serviços relativos ao Sistema da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS serão prestados pela mesma empresa que já executa os serviços do sistema de gestão utilizado atualmente pelo Município de Novo Hamburgo, de forma que adotaremos sistema único e integrado”, destaca.
Treinamento online
A Prefeitura disponibilizou um treinamento on-line para auxiliar profissionais da contabilidade, de softwares, e empreendedores em geral a se adaptarem à nova ferramenta.
As inscrições podem ser feitas pelo link. Nele, estão disponíveis vídeos com tutoriais sobre o funcionamento do novo sistema, além de esclarecimentos sobre a mudança e orientações sobre funcionamento, integração e outras operações necessárias para sua utilização
Quem não puder participar do treinamento terá suporte dos técnicos do município pelo e-mail nfsenovohamburgo@ipm.com.br e telefone 51 3594-9952.
LEIA TAMBÉM