AINDA SEM LUZ

No bairro Lomba Grande clientes da RGE somam mais de 100 horas sem luz

Sem energia elétrica desde terça-feira, os moradores improvisam formas para não perder alimentos

Publicado em: 20/01/2024 21:38
Última atualização: 20/01/2024 21:39

Moradores do bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo, seguem desde a última terça-feira (16) sem luz. O fornecimento foi suspenso em meio ao temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, e desde então o fornecimento não retornou, totalizando mais de 100 horas sem energia elétrica neste sábado (20).


O aposentado João Sila Maria da Silva usou um cooler para salvar os alimentos após quatro dias sem energia elétrica Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Com medo de ver os alimentos que precisam de refrigeração, o aposentado João Sila Maria da Silva buscou uma saída de emergência, e na tarde de sábado levou colocou os alimentos que ainda estavam congelados, tudo graças à resistência do freezer, até a casa de uma familiar na área mais central de Novo Hamburgo para não perder os alimentos.

De acordo com ele, em vários pontos do bairro rural de Novo Hamburgo, era possível encontrar ainda fios soltos pelo chão. “Nunca tinha ficado tanto tempo, e vai ser difícil a gente recuperar alguma coisa com a empresa, porque tem muita burocracia”, lamentava, ele que há 12 anos ele vive em um sítio na região.

Situação mais dramática viveu o casal Lucena e Nelson Cassel, 75 e 81 anos respectivamente. Foi preciso recorrer aos vizinhos com geradores de energia para não perder os alimentos.

Uma das preocupações do casal era conservar a insulina, já que Nelson é diabético, além de recentemente ter sido amputado. “Eu estava colocando gelo por cima e dentro do freezer, mas hoje não deu mais para fazer isso”, conta Lucena, que mora no bairro desde a infância.

Falta resposta

Para garantir um pouco mais de conforto ao casal de aposentados, a professora Andressa Cassel, 28 anos, ao lado do marido, o vendedor Paulo Monaco, 34, levaram os dois para casa da irmã de Lucena. Andressa é neta do casal de idosos, e apesar de viver com o marido no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo, também tem uma residência no bairro.

Apesar de conseguirem salvar os alimentos que estavam no freezer, a falta de energia elétrica trouxe prejuízos. “O que tinha na geladeira estragou, por sorte não era tanta coisa”, comenta Monaco.

Uma das principais reclamações da família é a dificuldade de contato com a RGE, concessionária de energia responsável pelo fornecimento para a cidade. “Eles nem atendem e quando respondem também não não dizem nada.”

Situação semelhante vivem os pais do empresário Marlon da Rosa, 36 anos. O casal Mauricio Maciel da Rosa, 60, e Luiza Rejane Machado da Rosa, 59, ficou sem luz ainda na terça-feira e até o final da tarde de sábado não tinham energia. “É desumano mais de 100 horas sem luz, a gente entende que foi um caso atípico, mas eles têm um pessoal preparado para isso também”, avalia Marlon, que relatou ter visto as equipes na região no fim da tarde.

Em nota, a RGE informou que o problema está sendo resolvido. “A RGE informa que uma equipe, com caminhão, está em deslocamento para atender a ocorrência. O fornecimento de energia será normalizado tão logo os trabalhos sejam concluídos.”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas