O excesso de chuva no final de semana resultou em cheias, desmoronamentos, falta de energia e água em alguns municípios da região, como Campo Bom, Parobé, Novo Hamburgo e Canoas.
Com a precipitação desta segunda-feira (29), o Rio dos Sinos segue em elevação devido ao alto volume de chuva registrado nos últimos dias. O cenário é monitorado pela Defesa Civil. A Metsul alerta para possibilidade de enchente, com a previsão de chuva até quinta-feira (02).
Em Novo Hamburgo, na manhã desta segunda-feira (29), o nível do rio chegou a 5,80 metros. Segundo o Chefe da Defesa Civll NH, Arci Fetter Júnior, no momento o nível do rio está moderado, mas ainda seguro, sem risco de transbordamento.
“Na leitura analisada hoje pela manhã às 8h registrava 5,80 metros. A elevação de seu nível foi mais intensa na madrugada de domingo, reduzindo durante o dia. Hoje tem sido na faixa de 1cm/h”, disse ele.
Nível do rio em Campo Bom
Em Campo Bom, o coordenador da Defesa Civil, Paulo Silveira, relata que o nível do rio estava em 5,56 metros às 13 horas. Conforme Paulo, para o rio transbordar no município, precisa chegar em 7,20 metros.
Situação em São Leopoldo
Na cidade de São Leopoldo, o rio chegou a 3,14 metros nesta segunda-feira. Conforme o Coordenador da Defesa Civil, Fabiano Camargo, este nível exige observação, mas não apresenta um risco eminente de cheia, que ocorre em São Leopoldo a partir de uma elevação de 4,50 metros.
Rio Caí apresenta declínio
A Defesa Civil de São Sebastião do Caí informa que o Rio Caí está em declínio, com medição de 5,34 metros às 14 horas desta segunda-feira. A cota de inundação da cidade é 10,30 metros, portanto, a situação é de monitoramento, mas também existem pontos de alagamento da região central.
LEIA TAMBÉM