Os museus do bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo, terão horário estendido e programação especial de terça (7) a quinta-feira (9), período em que ocorre a 46ª Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes.
O objetivo é que os visitante e os expositores possam conhecer o patrimônio histórico e artístico do Município. Todas as atrações têm entrada gratuita. A iniciativa é do Comitê de Educação e Cultura da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI).
Confira a programação
Museu de Arte Scheffel
Inaugurado em 1978, o museu abriga o legado do pintor brasileiro Ernesto Frederico Scheffel. Seu acervo é composto por mais de 350 obras, entre pinturas, desenhos, esculturas e partituras de autoria de Scheffel.
Aberto das 13h30 às 22 horas – Av. General Daltro Filho, 911
Quarta-feira às 20h30 – Apresentação da Camerata do Instituto Ivoti
Quinta-feira às 20h30 – Ensaio aberto da Camerata Hamburgo
Museu Comunitário Casa Schmitt Presser
O museu guarda os primórdios da história de Novo Hamburgo. Construído em técnica Enxaimel, na primeira metade do século XIX, foi inaugurado como museu em 1992, com mobiliário e itens que recriam o espaço de uma antiga venda de colônia. A casa originalmente foi ocupada como residência e casa de comércio do imigrante alemão João Pedro Schmitt.
Aberto das 13h30 às 22 horas – Av. General Daltro Filho, 929
Quinta-feira, das 20 às 22 horas – Encontro Jazzenhando
Museu Nacional do Calçado (MNC)
O acervo do museu contém muitas raridades, produzidas em diferentes épocas e em diferentes continentes. Desde sua abertura, em 1998, tem como principal objetivo conservar a memória do setor coureiro-calçadista.
Aberto das 9h15 às 11h30; das 14 às 18 horas e das 19 às 21 horas – Av. Dr. Maurício Cardoso, 510
LEIA TAMBÉM