NOVO HAMBURGO

Muro no entorno do Aeroclube garantirá segurança de moradores e animais que transitam pelo local

Foi destinado um repasse do governo federal de R$ 646 para a realização da obra; adequação do espaço foi solicitada pela Anac

Publicado em: 28/07/2023 15:24
Última atualização: 17/10/2023 17:09

Foi aprovado na última segunda-feira (24) o repasse de R$ 646 mil para o Aeroclube de Novo Hamburgo. Quase um ano e meio depois do governo federal ter depositado o montante em conta da Prefeitura, o valor será destinado para a construção de um muro de contenção, conforme solicitação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), depois que animais e moradores passaram a transitar pelo local, trazendo risco de acidentes.

Ao redor de toda a extensão há cercas de arame impedindo a passagem de pessoas e animais Foto: Laura Rolim/GES-Especial

O entorno do Aeroclube é plenamente urbanizado. De acordo com o presidente, Alceu Mário Feijó Filho, as pessoas começaram a acessar a pista. “Aconteceu de ter animais na pista na hora do pouso de alguns aviões. A Anac pediu providências”, afirma. Ao redor de toda a extensão há cercas de arame impedindo a passagem de pessoas e animais, no entanto, Feijó diz que semanalmente precisam realizar a troca do cercamento, pois frequentemente são furtados.

O projeto para a execução já está pronto e orçado. Quem fará a fiscalização da obra será a Prefeitura de Novo Hamburgo. “Assim que estiver aprovado, a construtora começa os trabalhos. À medida que forem fazendo, vamos pagando eles”, explica Feijó. A demora da aprovação da verba, conforme o presidente, foi por conta de trâmites burocráticos do Serviço Público.

Depois que o muro for construído, o problema estará resolvido. Feijó adianta que pode demorar cerca de meio ano para a conclusão da obra. O muro, que terá dois metros de altura, vai solucionar a situação. “Fará o isolamento para a segurança da aviação e também das pessoas.

Verba foi destinada através de emenda parlamentar

A quantia, que deverá ser utilizada na construção de muro, balizamento e iluminação da pista, foi disponibilizada em fevereiro de 2022, através de uma emenda parlamentar do senador Luis Carlos Heinze (PP). “Agradecer ao senador, que teve a visão centralizada do problema e da importância de ter um aeroporto em Novo Hamburgo. Essa adaptação vai trazer novos progressos para a cidade, e, consequentemente, novos investimentos”, destaca Feijó.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas