A escolha da profissão é umas das etapas que mais geram dúvidas nos estudantes que estão saindo do Ensino Médio. Pensando em ajudar os adolescentes de escolas da região, a Universidade Feevale está recebendo, desde a semana passada, mais de 6 mil alunos no Câmpus II, em Novo Hamburgo, através do Mundo Feevale, que segue até quinta-feira (26). Durante o evento, os estudantes têm a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer de perto os cursos oferecidos pela instituição.
Além do contato com professores de diferentes áreas de atuação, a programação conta com múltiplos espaços de interação. Logo na chegada, os visitantes entram em um ambiente “instagramável”, com projeções coloridas e interativas. Depois, através das atividades práticas e as trilhas profissionais, os participantes podem optar por uma ou mais áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Engenharias; Educação e Direito; Negócio e Gestão; Vida e Saúde; Tecnologia da Informação; e Criativas.
Conforme a diretora de captação e novos negócios da Feevale, Claudia Lunkes Schmitt, o evento tem o propósito de conectar os alunos do ensino médio e técnico com as suas futuras profissões. “Aqui eles podem conversar com professores e coordenadores de curso, visitar os laboratórios, as clínicas e toda a estrutura da instituição. É um grande momento de troca”, garante.
FIQUE ATENTO: RS terá o maior episódio de chuva extrema desde as enchentes de maio, alerta MetSul
Durante as duas semanas do evento, mais de 100 escolas devem marcar presença no Mundo Feevale. Na segunda-feira (23), as cidades de Bento Gonçalves, Gramado, Canela, São Leopoldo e Campo Bom tiveram a oportunidade de conhecer o Campus. “Eles chegam aqui com muitas dúvidas, do que faz cada profissão e o mercado de trabalho de cada área”, comenta Claudia. Além disso, os estudantes podem entender as possibilidades de bolsas de ensino e financiamentos.
Entre dúvidas e incertezas, jovens decidem trajetória profissional
Para um grupo de estudantes do Instituto Estadual de Educação Professor Pedro Schneider, de São Leopoldo, pensar sobre o futuro tem gerado ansiedade. Conforme a estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Estephany Fogaça, 18, as opções são tantas que é possível se confundir. Apesar disso, o Mundo Feevale conseguiu lhe aproximar da futura profissão.
“Eu achei muito legal. Tudo muito bonito. A gente conseguiu conversar com alguns estudantes, e dá para ver que tem muitas oportunidades. Deu para conhecer de pertinho cada curso”, comenta. Ela conta que pretende cursar Direito quando entrar no ensino superior.
Já o estudante Luís Felipes Pires, 18, conta que está com medo da nova fase. “É um momento muito decisivo. Temos que decidir um caminho agora que será para o resto da nossa vida”, afirma. Mesmo assim, ele já tem um curso definido: pedagogia. “Eu já tinha decidido desde pequeno. Agora, vendo a parte prática e teórica, percebi que tem muita didática no curso”, diz.
Em dúvida, a estudante Karolina Schröpfer, 18, ainda não sabe que caminho deverá seguir, o que tem gerado ansiedade. “Queria psicologia. Mas vindo aqui, já nem sei se quero mais. Me sinto vulnerável, de ter que decidir algo pro futuro. E se eu decidir errado?”, questiona.
LEIA TAMBÉM