Legado dos 200 anos

Mudas do Bicentenário espalhadas por Novo Hamburgo

Ação do Grupo Sinos irá viabilizar o plantio de 200 árvores em quatro cidades

Publicado em: 28/06/2024 09:56
Última atualização: 28/06/2024 09:57

As 50 mudas em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã já estão espalhadas por Novo Hamburgo. A ação, capitaneada pelo Grupo Sinos, celebra os dois séculos da imigração alemã na região.


Plantio de mudas pelo Bicentenário da Imigração Alemã em Novo Hamburgo Foto: Nicolas Azevedo/GES-Especial

Quatro pontos da cidade foram escolhidos para o plantio: um trecho da Av. Maurício Cardoso (em frente à Escola de Aplicação Feevale e Praça Monsenhor Edmundo Backes), um espaço na Rua General Daltro Filho, além de uma área na Avenida Primeiro de Março (próxima ao trem e Tintas Killing) e em Lomba Grande.

Na praça em frente à Igreja da Piedade, em Hamburgo Velho, a equipe do Projeto Arborizar, parceiro da ação, escolheu uma muda de plátano para marcar a celebração do bicentenário. "Não é uma espécie nativa, mas é simbólica e, por isso, conseguimos a liberação para plantá-la", explica o engenheiro agrônomo Guilherme Schaefer.

A praça ganhou mudas de ipês roxo e amarelo, além de araçás. "A expectativa é de que, em três a quatro anos, a comunidade já possa aproveitar as flores e frutos dessas árvores", projeta.

No mês de abril, 50 mudas de ipê roxo e ipê amarelo foram plantadas em São Leopoldo, dando início à ação em comemoração ao Bicentenário. Ao todo, serão 200 mudas distribuídas nas quatro cidades-sede do Grupo Sinos: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas e Gramado. Com isso, serão absorvidas 32 toneladas de gás carbônico.


Plantio de mudas em Novo Hamburgo integra ação do Grupo Sinos pelo Bicentenário da Imigração Alemã Foto: Fotos Nicolas Azevedo/GES-Especial

Escolha das espécies

As mudas foram escolhidas de acordo com as características da região e das árvores nativas no local. Além disso, há a preocupação com a altura das árvores, para não prejudicar os cabos de energia elétrica. De acordo com Guilherme Schaefer, do Projeto Arborizar, as mudas de ipê roxo são plantadas em locais sem fiação elétrica, permitindo que cresçam livremente. Já ipê amarelo, araçá e pitangueira são em locais com fiação elétrica perto.

Uma pitangueira especial


Plantio de árvores pelo bicentenário da imigração alemã na sede do Grupo Sinos, em Novo Hamburgo Foto: Nicolas Azevedo/GES-Especial

Para marcar esta ação encabeçada pelo diretor comercial do Grupo Sinos, Carlos Eduardo Gusmão, uma pitangueira também foi plantada em frente à sede do Jornal NH, no bairro Ideal, em Novo Hamburgo. Em até quatro anos, os frutos já poderão ser desfrutados pelos colaboradores e visitantes. “A ação reforça o compromisso do Grupo Sinos com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”, pontua Gusmão.

Saiba mais

O plantio em Novo Hamburgo tem apresentação da Unimed Vale do Sinos e BRDE. Patrocínio da Prefeitura de Novo Hamburgo, Sicredi Pioneira, Instituto Ivoti, Ensinger e Stihl. A promoção é do portal ABC+ e realização do Projeto Arborizar e Grupo Sinos.

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas