VALE DO SINOS

Movimentação de valores está por trás de operação secreta que bloqueia ruas de Novo Hamburgo

Bloqueio foi realizado sem aviso prévio, surpreendendo moradores e comerciantes

Publicado em: 07/12/2024 14:01
Última atualização: 07/12/2024 15:12

Uma operação sigilosa que bloqueia a Rua Bento Gonçalves, no Centro de Novo Hamburgo, desde as 5 horas deste sábado (7) mobiliza a Guarda Municipal (GM), a Brigada Militar (BM) e agentes da Polícia Federal (PF). A informação é de que a ação está relacionada a uma movimentação de bens que estavam em custódia de uma agência bancária e serão levados para outra. Não há informação sobre o que seria a carga, mas a BM afirma que são objetos.


Novo Hamburgo tem ruas fechadas na manhã deste sábado Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

A operação, coordenada pela Brigada Militar de Novo Hamburgo, conta com o emprego de agentes da Força Tática, com reforço de armamentos e munições, tendo em vista o risco da operação.

As informações no local são de que a carga estaria vindo de Porto Alegre, escoltado por agentes da Polícia Federal e do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Brigada Militar. A polícia militar, contudo, diz que os bens serão retirados da agência em Novo Hamburgo e levados para agências de outras cidades.

Transtornos e insatisfação

O bloqueio foi realizado sem aviso prévio, surpreendendo moradores e comerciantes.

A interrupção do tráfego gerou transtornos para quem mora ou trabalha na região. Muitos moradores enfrentam dificuldades para sair de casa ou retornar, enquanto lojistas reclamam da perda de um dia de vendas.

LEIA TAMBÉM: Investigação policial sobre caso de empresária que morreu após ser atropelada na faixa de segurança é concluída; saiba mais

“Estamos sendo prejudicados sem nenhuma explicação clara. Isso não é justo", afirma um comerciante da área, que pede para não ter o nome divulgado.

Justificativas contraditórias

A BM alegou, inicialmente, que o bloqueio está relacionado à realização de obras no local. Já a Prefeitura, que confirmou o envolvimento da Guarda Municipal, afirmou que o apoio está ligado à operação da Brigada. A Polícia Federal, por sua vez, negou conhecimento sobre a ação.

*CORREÇÃO: Inicialmente, a reportagem mencionava que a polícia estava realizando uma transferência de valores. Contudo, posteriormente foi corrigido pela BM que trata-se da transferência de bens que estavam sob custódia da agência bancária.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas