INOVAÇÃO SOBRE RODAS

Motorista de aplicativo cria seu próprio sistema de segurança; saiba como funciona

Paulo Ricardo Kalsing inventou um sistema acionado por comando de voz

Publicado em: 04/12/2023 13:34
Última atualização: 08/12/2023 18:32

O morador de Novo Hamburgo Paulo Ricardo Kalsing tem 61 anos e é um técnico químico com uma paixão pela mecânica. Ele se encontrou diante da necessidade de se reinventar em meio à crise econômica. Sua jornada o levou a explorar o mundo do transporte por aplicativo, onde a insegurança nas ruas se tornou um desafio.

FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Paulo Ricardo Kalsing inventa um sistema de segurança acionado por comando de vozGiordanna Vallejos
Paulo Ricardo Kalsing inventa um sistema de segurança acionado por comando de vozGiordanna Vallejos

Diante da crescente preocupação com a segurança, Kalsing não apenas assumiu o volante como motorista de aplicativo, mas também iniciou a criação de um sistema de segurança singular, acionado por comando de voz. “Queria criar algo único, uma proteção tanto para o passageiro quanto para mim”, revela ele.

Viagem diferenciada

Ao entrar no veículo de Kalsing, os passageiros são recebidos por um sistema de voz que não apenas fornece informações úteis, mas também serve para o motorista saber que o sistema está ativado toda vez que um novo passageiro embarca. Ao sentar no banco do veículo, o usuário escuta por alto-falante o horário e as condições do tempo da localização do momento. A mensagem também diz: "Você está sendo transportado pelo motorista Paulo, com 21 mil viagens. Você será filmado com a autorização da Uber, de forma online."

O motorista relata que somente por ter essa mensagem, acredita que já escapou de possíveis assaltos, já que o passageiro passa a pensar duas vezes antes de cometer algum delito. Além disso, ele explica que as pessoas se sentem mais seguras pela gravação e por saberem que estão com um motorista experiente.

Sistema de pânico por comando de voz

A segunda camada de segurança é acionada pelo próprio motorista, caso sinta algum perigo. Com um sistema de pânico ativado por comandos de voz específicos, Kalsing pode alertar seus contatos de confiança em três níveis diferentes de emergência. “Dependendo da palavra-chave que eu digo, aciono a ajuda em situações de perigo iminente, assalto provável ou assalto em andamento”, revela o inventor.

Ele destaca que esse sistema pode servir para diversas situações, como segurança de comércios, escolas, casas e até mesmo mulheres em situação de violência e tantas outras aplicações. O motivo disso é que o sistema não necessita que a pessoa aperte um botão ou ligue para obter ajuda — basta simplesmente dizer uma palavra-chave próximo ao celular, que pode ser qualquer uma, para enviar a localização em tempo real para contatos de confiança e receber o socorro.

Com uma formação em química, Kalsing sempre teve uma afinidade pela eletrônica, influenciado pelo legado de seu pai. "Minha paixão pela eletrônica sempre esteve presente, mesmo sendo técnico químico. Agora, estou trazendo essas duas paixões juntas para criar soluções inovadoras."

Convite à inovação

O carro de Kalsing não é apenas um veículo: é um laboratório ambulante de ideias. Com suas 15 invenções registradas em cartório, ele busca investidores interessados em levar sua visão para o próximo nível. "A segurança é a questão primordial atualmente, e estou oferecendo uma solução com aplicações ilimitadas", convida o motorista. O contato dele é (51) 99298-8668. 

Além da segurança, ele implementou diversas melhorias em seu veículo, desde um sistema de controle de temperatura do motor e do ar-condicionado, até câmeras de segurança. “Estou trabalhando para centralizar todas as minhas invenções, reduzindo assim uma infinidade de problemas para as pessoas”, vislumbra Kalsing. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas