TRÃNSITO
Motociclista cai em buraco camuflado por água e relata os desafios de trajeto com crateras em Lomba Grande
Prefeitura de Novo Hamburgo afirma que esta atuando em nova operação tapa-buraco
Última atualização: 25/06/2024 12:30
Angelica Corrales, moradora da Feitoria, São Leopoldo, trabalha em Campo Bom e passa de moto pela Avenida João Aloysio Algayer em Lomba Grande, Novo Hamburgo, quatro vezes ao dia.
“Depois que passa o posto de gasolina de Lomba Grande na Avenida João Aloysio Algayer, começam as imensas crateras nos dois sentidos da pista”, relata Angelica.
Na noite da última quarta-feira (19), a situação se agravou quando ela caiu em um dos buracos, camuflado pela água da chuva. "Mesmo estando muito abaixo da velocidade, a pista estava com água, pensei ser apenas uma poça, mas era um buraco. Parei a moto para verificar algum dano e vi que um parafuso estava solto. Preciso levar ao mecânico para verificar se há mais prejuízos", explicou ela.
Relembrando
Esse problema, enfrentado por Angelica, não é uma ocorrência isolada. Em março deste ano, uma reportagem do ABCMais mostrou a revolta de moradores de Lomba Grande sobre essas mesmas estradas.
Na época, os agricultores afirmavam sofrer com as ruas em más condições, que não apenas danificaram os veículos, mas também comprometeram a produção rural.
Resposta do município
A Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu) informou que está atuando novamente em uma operação tapa-buracos na Avenida João Aloysio Algayer e Estrada da Integração, em Lomba Grande. Uma ação semelhante já havia sido realizada algumas semanas atrás, em maio.
A secretaria destacou que o excesso de umidade e a chuva constante têm provocado buracos na pavimentação asfáltica em várias cidades. Em Novo Hamburgo, a manutenção é diária. Em períodos de clima seco, mensalmente são utilizadas cerca de 125 toneladas de asfalto frio, com cerca de 1.000 buracos tapados diariamente.