Moradores da Rua Roca Sales, no bairro Rondônia, em Novo Hamburgo, relatam que a coleta de lixo não é realizada há, pelo menos, duas semanas na última quadra da rua sem saída. Segundo eles, o caminhão responsável pelo recolhimento até passa pela região, mas não segue até o final da via, onde há residências e até empresas.
“Ele chega na esquina e dobra na Rua Horizontina. Quando estou por casa, começo a gritar para que subam aqui para recolher o lixo”, afirma o serigrafista Juarez Silva, 42 anos.
LEIA TAMBÉM: Confira dicas para economizar no verão e não ver sua fatura de luz nas alturas
Um contêiner instalado na área encontra-se abarrotado de lixo devido à falta de recolhimento. Nesta manhã de segunda-feira (6), a moradora Gisele Freitas, 39, foi deixar sacolas de lixo no local e precisou arremessá-las sobre a pilha.
Com o contêiner cheio, sacolas de lixo começaram a ser depositadas ao redor, agravando ainda mais a situação.
O contêiner é utilizado por aproximadamente 40 famílias que residem na localidade conhecida como Morro do Parque Floresta Imperial. “Esse lixo acumulado fica diante de um dos portões de acesso ao Parque Floresta Imperial. Nos finais de semana, a área recebe muitos visitantes, e a situação é um risco à saúde pública e ao meio ambiente”, afirma Silva.
Além disso, o lixo acumulado começa a emitir forte odor e tem sido visitado por cães, que reviram as sacolas em busca de alimentos. A quantidade de insetos em torno do contêiner também chama a atenção.
A reportagem ainda não conseguiu contato com a Secretaria de Meio Ambiente para saber qual a solução para o problema. O espaço está aberto para a manifestação do poder público.
*ATUALIZAÇÃO: No início da tarde desta segunda-feira, o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Bertotti, informou que a empresa do lixo deslocaria uma equipe para fazer uma coleta especial no local para resolver o problema ainda no turno da tarde. “Já pedi que apurem o porquê não está acontecendo essa coleta regularmente neste local”, frisa.
LEIA TAMBÉM