A estudante Laura Latosinski de Azambuja, 14 anos, de Novo Hamburgo, vivenciará um momento que sua mãe, tias e primas tiveram na sua mesma idade: seus 15 anos serão comemorados em um baile de debutantes, tradição que passa de geração em geração na família.
Ela debutará no dia 5 de outubro e será a única moradora de Novo Hamburgo a participar da comemoração dos 70 anos do baile de debutantes da Associação Leopoldina Juvenil, clube da capital gaúcha. Laura está entre as 65 meninas que se prepararam para encontros semanais, baseados nos pilares de interação, diversão e preparação. Além de Laura, há uma de Montenegro e três de Eldorado do Sul. A maioria é de Porto Alegre.
Conforme o clube, o projeto proporciona amizades, experiências e encontros divertidos. Ainda há viagem em grupo e o dormidão, uma espécie de festa do pijama, além de preparação com aulas de postura e desfile para que as debutantes se sintam confiantes na passarela.
Laura, aluna do 9º ano do Colégio Marista Pio XII, conta que tomou a decisão em janeiro deste ano. “É uma tradição familiar que senti vontade de seguir”, declarou a adolescente, que terá os colegas de escola Rodrigo de Oliveira João de Deus e Martina Machry Lima, ambos com 14 anos, como par e madrinha no baile.
“Eu nunca vi alguma amiga debutar e quando, falei em minha sala, todos ficaram meio surpresos. Eu tive que explicar que é tradição da família”, relata Laura, que também é embaixadora da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo e candidata à Glamour 2024.
Natural de Porto Alegre, Laura mora em Novo Hamburgo desde os seis meses e completa 15 anos em 25 de julho. É filha da psicóloga Letícia Latosinski Cardoso de Aguiar, 38, e do médico Leonardo Rodrigues de Azambuja, 46, e enteada de Eduardo Schemes e Daiana Ariele Fernandes. Ela tem quatro irmãos, Vitor e Valentina Schemes, de 21 e 20 anos, Alícia Lehnen, 11, e Frederico Latosinski Schemes, 3.
A mãe da adolescente salienta que sempre desejou que sua filha debutasse, mas que a escolha deveria ser de Laura. “Quando ela veio com a ideia que queria debutar, adorei. Eu quero fazer tudo para ser algo inesquecível”, frisa a psicóloga, acrescentando que todas as debutantes desfilam de branco na apresentação aos sócios e convidados, dançam a valsa com pai e tem posteriormente a balada.
Solidariedade
Dois dias após o baile, Laura participará do 2º Baile de Debutantes Solidário, que a Associação Leopoldina Juvenil realizará em parceria com a prefeitura. No dia 7 de outubro, 28 meninas, selecionadas para ter uma noite mágica, participarão do baile. Todas elas são alunas de escolas públicas e foram escolhidas através de uma redação onde contaram sobre o sonho de debutar.
LEIA TAMBÉM