abc+

CATÁSTROFE NO RS

Ministério da Saúde vistoria espaço para instalação de Hospital de Campanha em Novo Hamburgo

Rio Grande do Sul já tem três hospitais de campanha em Canoas, Porto Alegre e São Leopoldo; unidade hamburguense terá capacidade para atender 200 pessoas diariamente

Joceline Silveira
Publicado em: 20/05/2024 às 21h:18 Última atualização: 20/05/2024 às 21h:19
Publicidade

A montagem do Hospital de Campanha (HCamp) do Ministério da Saúde que vai atender as vítimas da chuva em Novo Hamburgo deve começar ainda esta semana. A estrutura será instalada junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro, e deve dar fôlego às instituições hospitalares nos próximos dias. A iniciativa é uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, Força Nacional do SUS e Grupo Hospitalar Conceição.

Primeira vistoria para instalação do Hospital de Campanha ocorreu nesta segunda-feira (20) | abc+



Primeira vistoria para instalação do Hospital de Campanha ocorreu nesta segunda-feira (20)

Foto: Divulgação

O posto médico, quarto no Rio Grande do Sul instalado pelo Ministério – outros três hospitais já foram instalados em Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo – ficará no estacionamento da UPA com plantão 24 horas e capacidade de 200 atendimentos diários. Serão seis médicos, três enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Na tarde desta segunda-feira (20), representantes da Força Nacional e das secretarias da Saúde, Estadual e municipal estiveram no local, com a prefeita Fatima Daudt (MDB), para verificar a metodologia que será aplicada para dar fluxo aos atendimentos. Uma nova visita deve ocorrer nesta terça (21), onde as condições de fornecimento de energia elétrica e água será averiguada. A data para o início do funcionamento ainda não foi divulgada.

Segundo o secretário de Saúde de Novo Hamburgo, Marcelo Reidel, o espaço, além de dar suporte aos atendimentos ocasionados pela enchente, também vai desafogar o setor de emergência das unidades de saúde e do Hospital Municipal, que tendem a elevar a demanda por atendimentos neste período com casos de doenças respiratórias. “Foi justamente pelo aumento de casos de doenças respiratórios nesta época que solicitamos a instalação da unidade, que, além de agilizar, vai ampliar nossa capacidade de atendimento”, avalia.

Atendimentos

Reidel explica que o atendimento no posto médico será uma extensão da UPA, desta forma, os pacientes devem seguir buscando a recepção da unidade para suporte. A triagem será feita dentro da UPA, e as pessoas identificadas com as classificações verde e azul, ou seja, de baixa complexidade, que podem aguardar para o atendimento ambulatorial, serão encaminhadas para o Hospital de Campanha.

“Lá, elas são atendidas em consulta com os médicos, que identificam qual a próxima necessidade e os próximos encaminhamentos, da mesma forma que ocorre dentro da UPA.” A UPA Centro está localizada na Rua Visconde de Taunay, nº 134, no bairro Rio Branco.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade