Do set de filmagens à tela

Minissérie 'A Velha, o Gato e o Síndico' marca a conclusão do projeto "Profissa NH"

Projeto foi viabilizado por meio de edital de cultura e formou 70 novos profissionais para diferentes segmentos do mercado audiovisual

Publicado em: 13/12/2024 20:39
Última atualização: 13/12/2024 20:39

O resultado de meses de dedicação e aprendizado no curso educacional e cultural "Profissa NH" pôde ser conferido com a estreia da minissérie "A Velha, o Gato e o Síndico". A exibição ocorreu na noite de quinta-feira (12), no Auditório do Prédio Azul, no Campus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo.

A produção, que conta com a participação de 70 alunos formados em diversas áreas do audiovisual, é a finalização do curso, que envolveu os estudantes em todos os aspectos da criação cinematográfica, do roteiro à finalização, com uma história de ficção que mistura mistério e drama.


Exibição ocorreu no auditório do Prédio Azul da Feevale Foto: Divulgação

Formada por cinco episódios de aproximadamente 10 minutos cada, "A Velha, o Gato e o Síndico" tem como enredo a chegada de um novo síndico ao Condomínio Harmonia, onde a tranquilidade da comunidade é abalada após o assassinato de um pet, desencadeando uma investigação que revela segredos sombrios entre os moradores. Gravada inteiramente em Novo Hamburgo, a série foi filmada em cinco diárias, utilizando a experiência adquirida pelos alunos em mais de 100 horas de aulas práticas e teóricas.

Formação intensiva

Além de uma oportunidade para novos profissionais do audiovisual, o "Profissa NH", também é um marco na formação de talentos na região. A iniciativa contou com a participação de mais de 60 professores e especialistas, e abrangeu diversas áreas do audiovisual, como roteiro, produção, direção, arte, fotografia, som e finalização.

O trabalho foi feito em colaboração entre três projetos de educação audiovisual: Armazém de Conteúdo, Câmera Causa e Workshop Solidário, com apoio da Universidade Feevale e Ovo Mágico. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura e da secretaria de Cultura de Novo Hamburgo por meio de edital de cultura.

Gravações da minissérie ocorrem em Novo HamburgoDivulgação
Gravações da minissérie ocorrem em Novo HamburgoDivulgação

“Na história da formação audiovisual de Novo Hamburgo, o Profissa NH é muito importante. A cidade tem um curso de formação em ensino superior na área, mas o potencial criativo é tanto que apenas um curso não é suficiente. O Profissa é um intensivo de cinema e televisão, com três anos de aprendizado condensados em um. Uma iniciativa sensacional”, celebra Chico Pereira, um dos professores do curso, destacando a relevância do projeto para a cidade.

Inclusão e expansão do Projeto

O "Profissa NH" se destaca não apenas pela qualificação dos alunos, mas também por sua abordagem inclusiva. Metade dos participantes receberam bolsas integrais ou parciais, garantindo acesso à educação de qualidade a jovens de diferentes realidades. O morador do bairro Ouro Branco, em Novo Hamburgo, Marlon Nunes, de 53 anos, é um exemplo do impacto transformador do curso: "Foi graças ao Profissa NH Audiovisual que tive a coragem de sair da docência e embarcar de vez no maravilhoso mundo do cinema", revela o diretor e continuísta do projeto.

Também em momento de celebração, a diretora e continuísta Maristone Moura cita a ampliação de conhecimentos. “Eu gostei muito de participar, aprendi demais, foi um momento riquíssimo onde se ampliou muito o que eu conhecia da produção do audiovisual e fiquei muito feliz de fazer parte desse Profissa”, define.

Após o sucesso em Novo Hamburgo, a Armazém de Conteúdo, produtora responsável pelo projeto, já está em pré-produção para levar o Profissa NH a Porto Alegre em 2025. Com o apoio da Lei Paulo Gustavo e parceria com a PUCRS, a iniciativa ampliará seu alcance, oferecendo novas oportunidades de formação, com bolsas afirmativas e opções de ingresso pago. As inscrições para vagas limitadas serão divulgadas em janeiro no instagram oficial do projeto, @profissa.audiovisual.

"Seguiremos oferecendo vagas afirmativas, bolsas integrais e parciais, além de opções de ingresso pago", afirmam Débora Palhares e Pâmela Hauber, co-fundadoras do projeto, destacando a continuidade e expansão do Profissa NH.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas