abc+

Do set de filmagens à tela

Minissérie 'A Velha, o Gato e o Síndico' marca a conclusão do projeto "Profissa NH"

Projeto foi viabilizado por meio de edital de cultura e formou 70 novos profissionais para diferentes segmentos do mercado audiovisual

Dário Gonçalves
Publicado em: 13/12/2024 às 20h:39 Última atualização: 13/12/2024 às 20h:39
Publicidade

O resultado de meses de dedicação e aprendizado no curso educacional e cultural “Profissa NH” pôde ser conferido com a estreia da minissérie “A Velha, o Gato e o Síndico”. A exibição ocorreu na noite de quinta-feira (12), no Auditório do Prédio Azul, no Campus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo.

A produção, que conta com a participação de 70 alunos formados em diversas áreas do audiovisual, é a finalização do curso, que envolveu os estudantes em todos os aspectos da criação cinematográfica, do roteiro à finalização, com uma história de ficção que mistura mistério e drama.

Exibição ocorreu no auditório do Prédio Azul da Feevale | abc+



Exibição ocorreu no auditório do Prédio Azul da Feevale

Foto: Divulgação

Formada por cinco episódios de aproximadamente 10 minutos cada, “A Velha, o Gato e o Síndico” tem como enredo a chegada de um novo síndico ao Condomínio Harmonia, onde a tranquilidade da comunidade é abalada após o assassinato de um pet, desencadeando uma investigação que revela segredos sombrios entre os moradores. Gravada inteiramente em Novo Hamburgo, a série foi filmada em cinco diárias, utilizando a experiência adquirida pelos alunos em mais de 100 horas de aulas práticas e teóricas.

Formação intensiva

Além de uma oportunidade para novos profissionais do audiovisual, o “Profissa NH”, também é um marco na formação de talentos na região. A iniciativa contou com a participação de mais de 60 professores e especialistas, e abrangeu diversas áreas do audiovisual, como roteiro, produção, direção, arte, fotografia, som e finalização.

O trabalho foi feito em colaboração entre três projetos de educação audiovisual: Armazém de Conteúdo, Câmera Causa e Workshop Solidário, com apoio da Universidade Feevale e Ovo Mágico. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura e da secretaria de Cultura de Novo Hamburgo por meio de edital de cultura.



“Na história da formação audiovisual de Novo Hamburgo, o Profissa NH é muito importante. A cidade tem um curso de formação em ensino superior na área, mas o potencial criativo é tanto que apenas um curso não é suficiente. O Profissa é um intensivo de cinema e televisão, com três anos de aprendizado condensados em um. Uma iniciativa sensacional”, celebra Chico Pereira, um dos professores do curso, destacando a relevância do projeto para a cidade.

Inclusão e expansão do Projeto

O “Profissa NH” se destaca não apenas pela qualificação dos alunos, mas também por sua abordagem inclusiva. Metade dos participantes receberam bolsas integrais ou parciais, garantindo acesso à educação de qualidade a jovens de diferentes realidades. O morador do bairro Ouro Branco, em Novo Hamburgo, Marlon Nunes, de 53 anos, é um exemplo do impacto transformador do curso: “Foi graças ao Profissa NH Audiovisual que tive a coragem de sair da docência e embarcar de vez no maravilhoso mundo do cinema”, revela o diretor e continuísta do projeto.

Também em momento de celebração, a diretora e continuísta Maristone Moura cita a ampliação de conhecimentos. “Eu gostei muito de participar, aprendi demais, foi um momento riquíssimo onde se ampliou muito o que eu conhecia da produção do audiovisual e fiquei muito feliz de fazer parte desse Profissa”, define.

Após o sucesso em Novo Hamburgo, a Armazém de Conteúdo, produtora responsável pelo projeto, já está em pré-produção para levar o Profissa NH a Porto Alegre em 2025. Com o apoio da Lei Paulo Gustavo e parceria com a PUCRS, a iniciativa ampliará seu alcance, oferecendo novas oportunidades de formação, com bolsas afirmativas e opções de ingresso pago. As inscrições para vagas limitadas serão divulgadas em janeiro no instagram oficial do projeto, @profissa.audiovisual.

“Seguiremos oferecendo vagas afirmativas, bolsas integrais e parciais, além de opções de ingresso pago”, afirmam Débora Palhares e Pâmela Hauber, co-fundadoras do projeto, destacando a continuidade e expansão do Profissa NH.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade