abc+

CULTURA NA RUA

Mescla entre arte local e nacional marca Virada Cultural de Novo Hamburgo

Durante dois dias, Praça do Imigrante recebeu diversos artistas em apresentações gratuitas

Eduardo Amaral
Publicado em: 05/11/2023 às 21h:40 Última atualização: 05/11/2023 às 21h:41
Publicidade

Shows de música no palco principal, malabares e palhaços circulando entre o público marcaram o último dia da 3ª edição da Virada Cultural de Novo Hamburgo. Após 36 horas de apresentações gratuitas, o evento teve seu último dia neste domingo (5).

FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP



Moradora de Novo Hamburgo, Claudine Fraga, 34 anos, aproveitou a tarde para levar as filhas Alice, 6, e Manuela, 8. “Trouxe elas porque somos bem engajados com cultura, sou apaixonada por cultura, então estamos sempre no meio cultural”, conta.

De acordo com Claudine, as duas filhas já têm uma forte relação com arte. “Elas adoram pintura e a primeira coisa que elas foram foi na pintura de rosto.” A pintura de rosto era uma das mais procuradas pelas crianças, que faziam fila para serem atendidas.

Alice pediu para que fizessem uma reprodução da máscara do Homem Aranha. “Eu gosto de super herói, não tinha feito ainda”, contou ela, ainda tímida. O evento iniciou no sábado (6) com atrações que vão até meia-noite.

Atividade infantil

Coube à bailarina Fernanda Selbach a responsabilidade de realizar outras atividades com as crianças, proporcionando brincadeiras ao ar livre. “A gente vai montando as brincadeiras as crianças já vem desesperadas para brincar, porque estamos em uma época que elas ficam muito no celular”, conta.

Fernanda complementa dizendo que as próprias crianças demonstram interesse em deixar de lado os aparelhos eletrônicos. “Elas procuram, a gente vê que elas têm interesse e isso é muito bom.”

Josiel da Silva Silva, que se apresenta como o Palhaço Timbinha, da dupla Irmãos Carambola, viajou de Viamão até Novo Hamburgo para se apresentar. “Gosto muito dessa interatividade com o público, tem sido algo muito bom. A relação com o público para a minha ‘satisfatória’ está foi ótima”, avaliou o artista.

Timbinha também destacou a importância de eventos como a Virada Cultural para a cultura da cidade. “Na minha própria cidade não tem tanto espaço para a cultura como tem aqui”, destacou.

Valorização local

Diretor da ParaNóia Produções Artísticas, Luis Fernando Rodembuch, destacou o espaço que a Virada Cultural proporcionou aos produtores de arte que vivem em Novo Hamburgo. “Essa terceira edição está mostrando uma evolução muito grande, tem essa questão da valorização dos artistas locais, muitos se apresentando, circense, poetas, músicos”, pontuou.

Neste ano, a ParaNóia ficou responsável pelas intervenções cênicas, entre elas a pintura de rosto e as brincadeiras com crianças, juntamente com os artistas em pernas de pau e palhaços em monociclos.

Secretário de Cultura de Novo Hamburgo, Ralfe Cardoso ressaltou a oportunidade de interação entre o que é feito localmente e também as atrações nacionais. “Nossa Virada Cultural demonstrou o que é produzido em Novo Hamburgo e trouxe, com grandes nomes da arte, que a cidade está em movimento, construindo um futuro maravilhoso.”

A Virada Cultural encerra com o show de Alceu Valença, que se apresenta no palco principal a partir das 21h.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade