EM NOVO HAMBURGO
Mário Gusmão lança livro de memórias em dia de reencontros e muita emoção
Ele fala de jornalismo, empreendedorismo, negócios, ações comunitárias e opiniões para um futuro melhor
Última atualização: 20/03/2024 10:50
No dia em que o Jornal NH completou 64 anos, o jornalista e empresário Mário Gusmão, que fundou o Grupo Sinos ao lado do irmão Paulo Sérgio (em memória), lançou nesta terça-feira (19), na sede da empresa, em Novo Hamburgo, o livro "Mário Gusmão - Revisitando o passado e o presente".
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A sessão de autógrafos do livro, escrito pela professora aposentada da Unisinos Anete Amorim Pezzini, ocorreu na presença de amigos, familiares e autoridades. Em 350 páginas, Gusmão abre suas memórias desde a infância e fala de comunicação, liberdade de imprensa, negócios, ações comunitárias e suas visões muito firmes para uma sociedade melhor.
A venda dos exemplares - cada um custa 70 reais - continua na recepção do Grupo Sinos. O pagamento é exclusivamente via Pix da Fundação Semear. Toda a renda será revertida ao projeto social/educacional desenvolvido por Gusmão e parceiros no bairro Roselândia, em Novo Hamburgo.
Segundo a escritora, o livro começou a ser preparado em meados de 2019. "Foi uma experiência nova e bastante gratificante. Demonstra bem o que é o seu Mário, da sua força e liderança na comunidade. Ele está bem representado neste livro", diz Anete.
Gusmão destaca que a obra era um projeto antigo. "São dois objetivos: deixar relatos e informações que podem ser úteis no futuro e um agradecimento a nossa comunidade pelo apoio que sempre recebi e me esforcei para retribuir."
Para ele, lançar o livro na presença de pessoas importantes durante a sua trajetória é uma alegria muito grande. "Pude rever tantas pessoas, que trouxeram abraços e solidariedade. Estão entendendo o significado do livro e a destinação. Estou feliz de estar realizando esse sonho, deixando escrito coisas importantes que vivi nesses 87 anos."
“Um cidadão envolvido com a comunidade”, diz prefeita Fatima
Durante as sessões de autógrafos, que ocorreram entre 9 e 11h30 e 14 e 17h30 de ontem, Mário Gusmão recebeu abraços e palavras carinhosas de pessoas que o admiram. A oportunidade foi de reencontro e muitas memórias. Autoridades, empresários, lideranças setoriais, parceiros de tantas iniciativas e familiares prestigiaram o lançamento.
Para a prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt (MDB), o livro é a história da cidade que ficará registrada por muitos e muitos anos. "Seu Mário é um cidadão envolvido com a comunidade e ter esses registros a partir da memória dele é um grande presente para a cidade."
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Quem também garantiu um autógrafo de Mário Gusmão foi o deputado estadual Issur Koch (PP), que classificou o fundador do Grupo Sinos como "autoridade em saber como viver a vida". "Espero ter bons aprendizados e lições de vida para o meu futuro através da leitura deste livro", disse.
Já o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, Robinson Klein, afirma que Gusmão é um exemplo de inovação. "Conheço uma parte da história desse grande visionário. Ajudou a construir a história de Novo Hamburgo, uma história de inovação. Orgulho de ter feito parte, já que tive a oportunidade de inaugurar o primeiro computador do Grupo Sinos", relembrou.
A diretora do Sesc São Leopoldo e São Sebastião do Caí, Andrea Guedes, fala com carinho da amizade e admiração que tem por Mário Gusmão. "Ele é uma referência no jornalismo do Brasil. Vou conhecer ainda mais suas histórias e aventuras pelo desenvolvimento da região", diz.
O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, também esteve presente na sessão de autógrafos e disse que está curioso para ler mais sobre o desenvolvimento do Vale dos Sinos a partir das memórias de Gusmão. "Vamos ficar sabendo de momentos desconhecidos, e poder entender como se desenvolveu essa região. Mário Gusmão é um exemplo de trabalho, honestidade, transparência e em como ajudar no desenvolvimento de uma comunidade", finaliza.