abc+

IRREGULARIDADES GRAVES

Má alimentação, falta de higiene e até castigos físicos levam comunidade terapêutica a ser interditada em Novo Hamburgo

Ação conjunta ocorreu nesta segunda-feira

Giordanna Vallejos
Publicado em: 14/12/2023 às 14h:41 Última atualização: 14/12/2023 às 14h:41
Publicidade

Em uma ação realizada nesta quinta-feira (14), uma comunidade terapêutica localizada na Rua Bagé, no Centro de Novo Hamburgo, foi interditada. A iniciativa conjunta da Vigilância em Saúde, da Guarda Municipal e de técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social revelou uma série de irregularidades graves que comprometiam a segurança e bem-estar dos usuários atendidos.

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Comunidade terapêutica irregular é interditada na Rua Bagé,  no Centro de Novo Hamburgo | Jornal NH



Comunidade terapêutica irregular é interditada na Rua Bagé, no Centro de Novo Hamburgo

Foto: Giordanna Vallejos

Conforme a Prefeitura de Novo Hamburgo, a instituição, dedicada à recuperação de usuários de álcool e drogas, foi interditada por não possuir alvará sanitário e alvará municipal para funcionamento. Além disso, as condições internas estavam muito diferentes do exigido pela legislação, com relatos de má alimentação, falta de higiene e até mesmo situações de castigos físicos.

A comunidade terapêutica também estava operando acima da capacidade permitida por lei, sendo de 30 usuários. A falta de um responsável técnico no estabelecimento também foi apontada como uma das irregularidades constatadas durante a ação.

Ademais, chamou a atenção das autoridades o fato de o endereço já ter sido interditado anteriormente com um CNPJ diferente, mas destinado à mesma atividade. Nesta última ação, outro CNPJ relacionado à mesma proprietária foi interditado, levantando suspeitas sobre a regularidade das operações sob sua gestão.

Comunidade terapêutica irregular é interditada na Rua Bagé,  no Centro de Novo Hamburgo  | Jornal NH



Comunidade terapêutica irregular é interditada na Rua Bagé, no Centro de Novo Hamburgo

Foto: Giordanna Vallejos

A interdição, no entanto, não irá afetar os usuários que estavam no espaço. “O pessoal pode ir para qualquer outra comunidade terapêutica. A família é comunicada sobre a interdição e decide para onde eles irão”, esclarece a assessoria da Prefeitura. 

A ação teve como foco garantir a segurança e integridade dos usuários, respeitando a natureza voluntária de sua permanência na comunidade terapêutica. Familiares foram prontamente comunicados sobre a situação, permitindo a realocação.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade