abc+

NOVO HAMBURGO

Lomba Grande será cenário de filme dirigido por ator gaúcho

Curta-metragem tem roteiro sobre a percepção do tempo através da imaginação infantil e será filmado com equipe local em janeiro

Dário Gonçalves
Publicado em: 13/01/2025 às 18h:44 Última atualização: 13/01/2025 às 21h:42
Publicidade

O bairro Lomba Grande, de Novo Hamburgo, foi escolhido como cenário para um novo filme que será dirigido e roteirizado pelo ator gaúcho André Arteche. O ator e diretor esteve na cidade na quinta-feira (9), para visitar as locações e alinhar detalhes com a equipe de produção. As gravações de “A Invenção” estão programadas para o final deste mês.

André Arteche é o roteirista e diretor de A Invenção | abc+



André Arteche é o roteirista e diretor de A Invenção

Foto: Arquivo Pessoal

Contemplado pela Lei Paulo Gustavo em 2024, o projeto de Arteche traz uma narrativa escrita há alguns anos, que precisava de uma ambientação autêntica de uma cidade interiorana. “Não tinha como viabilizar antes, mas parceiros de Novo Hamburgo, que leram o roteiro, se mostraram dispostos a fazer o projeto acontecer”, explicou o diretor. Arteche destacou a escolha de Lomba Grande devido ao seu charme bucólico e suas paisagens deslumbrantes.

Com uma equipe predominantemente local, composta por 95% de profissionais de Novo Hamburgo, o filme conta com a colaboração das produtoras Magnólia Filmes e Praça de Filmes. “Essa é uma nova etapa na minha carreira, e estou muito feliz em retornar ao Rio Grande do Sul para realizar esse projeto”, disse Arteche, que vive no Rio de Janeiro há 20 anos, mas tem uma forte ligação com o Sul.

Passagem do tempo

O curta-metragem, que terá cerca de 15 minutos, é uma fábula sobre um menino com cerca de 10 anos que vive em um sítio com sua mãe. A história aborda a percepção da passagem do tempo pela perspectiva da criança, especialmente através da relação com seu avô, um inventor.

“O menino descobre que o avô está fazendo um grande feito na cidade, então começa a tentar descobrir o que é. O filme é a tentativa desse menino de ver o que está acontecendo, e no final, que eu não posso contar, a gente entende o que é essa invenção. O curta dialoga muito com a importância do afeto e a imaginação infantil. A importância de se perceber o olhar da criança e o quanto ela consegue imaginar e concretizar a passagem do tempo”, afirmou Arteche.



Apesar de ser mais conhecido como ator em papéis de destaque em novelas como Caminho das Índias e Ti-Ti-Ti, Arteche não aparecerá na tela. “A gente até brincou de eu fazer uma participação, mas estou trabalhando para fazer os atores brilharem. Eu estou há algum tempo dirigindo, no teatro também”, explicou ele, destacando seu trabalho atrás das câmeras nos últimos anos.

Cronograma

As filmagens ocorrerão nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, com um ensaio previsto para o dia 19. Após a edição, o curta será inscrito em festivais e posteriormente disponibilizado em plataformas digitais. Arteche também ressaltou sua conexão com a região, lembrando de projetos anteriores realizados em Novo Hamburgo e cidades vizinhas, como São Leopoldo e Sapiranga. “Já fiz muitas coisas por aqui na época que fazia novelas, já fiz desfiles em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga, Morro Reuter. Acho que todo o gaúcho tem essa ligação com o interior e a Região Metropolitana”, finaliza.

Elenco Principal:

  • Artur Manoel Oliveira, como o Avô
  • Caetano Rostro, como o Menino
  • Cleide Valente, como a Avó
  • Mani Torres, como a Mãe

Equipe Técnica:

  • Produção: Fernanda Kern, do Estúdio Magnólia
  • Direção de Fotografia: Maurício Borges de Medeiros
  • Roteiro e Direção: André Arteche
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade