CENTENÁRIO

Livro conta a história dos 100 anos de grupo de mulheres da Igreja da Ascensão em Novo Hamburgo

Obra foi produzida por integrantes da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase) e será lançado no dia 23 de março

Publicado em: 11/03/2023 15:43
Última atualização: 01/02/2024 15:10

A criação da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase) da Igreja da Ascensão em Novo Hamburgo foi programada para ser uma data "bonita": dia 23 de março de 1923. A história centenária agora ganha as páginas de um livro que reúne relatos e textos das integrantes do grupo ao longo do século.

Uma comissão foi formada para colocar o projeto em prática. Elsa Roos, Leni Sofia Dias, Nerci Bayer, Marie Traude, Vera Roth e Vanessa Maria Didoné deram os passos necessários para que o antigo projeto ganhasse vida.

Na última quinta-feira (9) foi realizado o pré-lançamento do livro na Igreja da Ascensão, no centro da cidade, que ocorreu durante um dos encontros semanais do grupo que existe em diversos países.

Em Novo Hamburgo, o grupo foi fundamental para garantir o consolidação da Igreja Luterana na cidade. "Desde a fundação da igreja as mulheres estavam unidas com os homens. Eles se preocupavam com a questão financeira e as mulheres com todas as outras necessidades da igreja, principalmente no suporte financeiro, porque as igrejas eram pobres. As mulheres eram muito ágeis na sua forma de trabalho", lembra Vera.

Foi graças a essa agilidade e o trabalho de arrecadação com venda de chás, bordados, entre outras ações, que foram comprados os dois sinos até hoje instalados na igreja. "O que faltava de prático, objetivo da igreja, as mulheres faziam", resume em poucas palavras Marie Traude.

Recuperando histórias

O livro 100 anos Oase Ascensão: 1923-2023 reúne atas e textos produzidos pelas integrantes do grupo ao longo do século. O trabalho de seleção foi feito justamente pela comissão editora que, além de contar a história espera atrair novas integrantes, em um momento que tem sido mais difícil ter participantes devido ao novo ritmo de vida.

A data escolhida para o lançamento é o dia 23 de março, uma quinta-feira quando tradicionalmente o grupo se encontra. A data marca o dia exato do primeiro encontro da OASE em 1923, uma data que como explica Marie Traude Schneider foi pensada pelas fundadores, que já tinham a ideia de criação do grupo em dezembro de 1922. "Elas queriam uma data bonita 23/03/23, e esse ano a gente repete a mesma data."

Publicado pela editora Z Multi, o livro será vendida na secretaria da Igreja da Ascensão a R$ 35 por edição, contando a história de um grupo que influenciou na história da Igreja e da cidade de Novo Hamburgo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas