AÇÃO PREVENTIVA
Limpeza do Arroio Gauchinho é pausada após um dia de operação; entenda o motivo
Importante arroio de Novo Hamburgo começa a ser limpo após enchente histórica e às vésperas de novo período chuvoso
Última atualização: 13/06/2024 16:36
Uma ação de desassoreamento do Arroio Gauchinho, que começa no bairro Primavera e desemboca na bacia de acumulação da Casa de Bombas de Novo Hamburgo, foi iniciada pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu) na quarta-feira (12).
Nesta quinta-feira (14), contudo, o serviço foi paralisado. Conforme a assessoria da Prefeitura, a escavadeira hidráulica que iniciou o serviço sofreu uma pane no final do primeiro dia de operação.
O excesso de horas trabalhadas é usado de justificativa para a pane. Essa é uma das máquinas que estava trabalhando sem parar junto ao dique nos últimos dias. O trabalho de desassoreamento deve ser retomado nesta sexta-feira (14), se o conserto estiver pronto.
A limpeza do arroio iniciou pelo canal da lagoa da Casa de Bombas após a enchente histórica e às vésperas de um novo período chuvoso, conforme previsão de institutos de meteorologia. Nesta primeira etapa, conforme a administração, o foco é a realização de um trabalho preventivo em razão da previsão de chuva.
Por isso, o desassoreamento iniciou junto à bacia para liberar a chegada da água do arroio Gauchinho. Além da limpeza, a Secretaria de Obras realizou o afundamento da entrada da lagoa, o que vai permitir que a água do Gauchinho leve junto eventual areia que se acumulou em seu leito.