A 39ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a Mostratec-Liberato 2024, teve seu lançamento na tarde desta quarta-feira (9) no auditório da Fenac, em Novo Hamburgo. O evento reunirá representantes de 12 países e 21 estados brasileiros. Com 795 projetos desenvolvidos por estudantes do ensino médio, técnico, fundamental e educação infantil, a Mostratec é considerada o maior evento de jovens pesquisadores na América Latina.
Organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, a Mostratec ocorrerá de 22 a 24 de outubro, das 13h30 às 21h, na Fenac, com entrada franca. Nos três dias, haverá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET) e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.
Entre os países participantes estão Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Taiwan, Tunísia e Ucrânia. Além disso, mais de 30 organizações oferecerão prêmios e incentivos educacionais, com uma estimativa total superior a R$ 1 milhão. Instituições como a Assembleia Legislativa do RS, Prefeitura de Novo Hamburgo, Marinha do Brasil, além de universidades e empresas estão entre as que contribuirão com prêmios.
Educação e empreendedorismo
Durante o lançamento, o presidente do Sinmaqsinos, Marlos Davi Schmidt, representou o segmento empresarial e enfatizou a importância do Poder Público e da iniciativa privada em apoiar a educação. “É fundamental que, ao olharmos para esses jovens, nos inspiremos a fazer mais por esses e tantos outros que buscam oportunidades. O que é grande pode ser ainda maior com investimentos”, disse.
Representando o Sebrae, parceiro na Mostratec, o diretor-superintendente Ariel Fernando Berti, reforçou a conexão entre educação e empreendedorismo: “O empreendedorismo é uma atitude que precisa vir para dentro da educação. Esperamos fortalecer essa parceria por muitos anos, porque a educação tem o papel fundamental de transformar a sociedade”, ressaltou
Também estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, que reforçou a necessidade de investimentos na educação, e a secretária adjunta da SEDUC/RS, Stefanie Eskereski. “O evento começa um dia após a abertura do aeroporto Salgado Filho, então teremos todos os participantes dos outros países e mostraremos ao mundo o que nossos jovens podem ser: inovadores, inteligentes e resilientes”, destacou Eskereski.
Case de sucesso
Rodrigo Mann Schaidt, aluno da Fundação Liberato e vencedor da Mostratec 2023, fez parte do lançamento, compartilhando sua experiência não só na feira, mas onde ela o levou ao projetar um software de tradução de libras para português utilizando redes neurais. “A Mostratec foi um evento muito importante para meu desenvolvimento pessoal e profissional. Apresentar minha ideia e interagir com pessoas de diferentes origens foi uma experiência incrível”, contou. Neste ano, o jovem levou seu projeto para o outro lado do mundo e voltou com uma medalha de bronze na maior feira multisetorial do planeta, na China.
Conforme o coordenador geral da Mostratec-Liberato, Luis Eduardo Selbach, são esperados mais de 30 mil pessoas presencialmente, além daquelas que acompanharão online. A feira será transmitida ao vivo pelo canal da Mostratec no YouTube (youtube.com/oficialmostratec). Mais informações, em mostratec.com.br.
LEIA TAMBÉM