CULTURA ALEMÃ
Jovem da região fica em primeiro lugar em concurso de língua alemã
Apaixonada em viajar, jovem de apenas 15 anos também possui conhecimentos em inglês
Última atualização: 14/11/2024 16:36
Dos primeiros passos no idioma até o 1º lugar em um concurso regional de língua alemã em um ano e meio. Parece difícil, mas não para a jovem Luíza Carpeggiani Kaltbach, de 15 anos, moradora de Novo Hamburgo, apaixonada em viajar e na aprendizagem de idiomas estrangeiros. Na última semana, ela recebeu a confirmação do primeiro lugar numa das categorias de concurso sobre língua alemã promovido pelo Instituto Goethe Brasil, com sede em Porto Alegre.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
NATAL DOS ANJOS: Maior evento natalino do Vale do Sinos começa nesta quinta-feira com novidade; veja detalhes
A jovem, que estuda no Instituto Ivoti, foi convidada pela professora de inglês para concorrer nesta categoria específica. "Eu tive que mandar um áudio na primeira etapa, falando em alemão, onde fui avaliada pelas pessoas do instituto. Na segunda fase, eu fiz um vídeo falando um texto em alemão. Por isso, eu fiquei em primeiro lugar na categoria", complementa Luíza.
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
A paixão pelos idiomas estrangeiros surgiu a partir das viagens com a família. "Eu gosto muito de viajar e, como a família é alemã por parte de pai, e italiana por parte de mãe, o lado do pai sempre teve isso de saber alemão, de conhecer a Alemanha. Inclusive, meu avô morou lá. Ele sempre me contava as experiências dele lá. E eu me interessei muito por isso", comenta Luíza. A língua italiana também é um dos interesses da jovem e ela garante que quer ampliar os conhecimentos nela em breve.
FREE WAY: Vai ir para a praia no feriadão? Confira os melhores horários para pegar a estrada
Estudos
Em 2023, quando estava no 9º ano do fundamental, trocou de escola e foi para o Instituto Ivoti, que possui o Núcleo de Aprendizagem de Idiomas, onde teve a oportunidade de estudar a língua alemã. "Eu estudava dez períodos semanais de alemão. Então eu tinha muito contato com a língua, comecei a gostar muito", destaca.
Além do alemão, Luíza possui o nível B2 na língua inglesa, que permite a ela a possibilidade de estudar em cerca de 18 mil universidades na Europa. "Desde pequena eu estudo inglês, mas em 2017 entrei em uma escola particular. Desde então, continuei até o meio deste ano, quando me formei e realizei a prova de Cambridge (que concedeu o título B2 de conhecimento no idioma)".