Um filhote de jacaré-do-papo-amarelo foi encontrado no lago de uma residência no bairro Liberdade, em Novo Hamburgo. O animal, medindo cerca de 40 centímetros, foi entregue ao Parcão pela própria família que o descobriu na noite de sábado (21).
De acordo com o biólogo Carlos Normann, o jacaré-do-papo-amarelo é um réptil que pode atingir até três metros de comprimento na fase adulta. O exemplar encontrado é um filhote com cerca de um ano de idade. “Ele nasce medindo entre 10 e 12 centímetros, e seu crescimento é contínuo ao longo da vida. No cativeiro, pode viver de 50 a 80 anos”, explicou Normann.
O biólogo destacou que essa espécie é encontrada ao longo da costa atlântica da América do Sul, desde o Nordeste do Brasil até o Paraguai e o Pantanal. No Rio Grande do Sul, é relativamente comum, embora sua presença seja impactada pela destruição de habitats como banhados. “Ainda que seja comum na natureza, este é apenas o segundo jacaré que chega até nós em 24 anos”, acrescentou.
Para onde ele vai?
Após ser mantido temporariamente no Parcão, o filhote será levado para uma área rural em Lomba Grande, onde encontrará abrigo em um local apropriado com açudes ou banhados. “Sempre tem uma pessoa que tem um açude ou um banhado nas propriedades rurais, e vai ser pra lá. Nós já estamos fazendo contato com o pessoal, ele só vai ficar aqui até ser achado esse local, ele não precisa de mais cuidados”, explicou o biólogo.
Sobre a alimentação, Normann acrescentou: “É um carnívoro que se alimenta de pequenos animais. Filhotes, como este, têm menos força na mandíbula, mas mesmo assim podem causar ferimentos. Um adulto é capaz de quebrar cascos de tartarugas com facilidade”, concluiu.
O diretor de proteção ambiental, Jalnei Souza, reforçou a importância de não capturar animais silvestres sem auxílio especializado: “Nossa recomendação é acionar o plantão da SEMAM assim que encontrar um animal. Temos profissionais capacitados e os equipamentos necessários para garantir a segurança do animal e das pessoas”, disse
Os moradores podem entrar em contato com a Diretoria de Proteção Ambiental pelo telefone (51) 3097-1990, de segunda a sexta, das 9h às 17h. O plantão também atende pelos números (51) 99645-7266 nas quintas e sextas-feiras à noite e durante os finais de semana.
LEIA TAMBÉM