NOVO HAMBURGO

Ito Luciano pede desculpa e diz não ter atribuído a professores ataques em escolas

Após a repercussão do caso, que gerou críticas ao parlamentar, assessoria emitiu comunicado à imprensa

Publicado em: 18/04/2023 19:03
Última atualização: 04/03/2024 17:04

Depois de uma terça-feira (18) agitada e bastante tumultuada, o vereador Ito Luciano (PTB) voltou a falar sobre a polêmica envolvendo o magistério hamburguense e pediu desculpas à categoria. Durante a sessão da noite de segunda-feira (17), o parlamentar teria feito uma analogia com casos de violência recentes ao “nível” da educação dos professores.


Ito Luciano (PTB) Foto: Daniele Souza/CMNH

A confusão ocorreu durante o uso da tribuna por parte de Ito. Enquanto explicava o voto contrário ao projeto de Lurdes Valim (Republicanos) para o Dia Municipal da Marcha para Jesus, ele foi vaiado por educadores municipais. A reclamação dos professores era ainda em função do vereador ter votado a favor do projeto de emenda à Lei Orgânica (Pelom), que fixa a idade mínima para aposentadoria dos municipários. Apesar disso, a matéria acabou rejeitada em primeira votação.

“Por qualquer excesso e uso inadequado de palavras na sua manifestação, o vereador pede sinceras desculpa aos grupos de professores presentes na sessão do dia 17. Contudo, reitera que jamais se referiu à categoria dos professores e ao contexto de ataques a escolas”, disse, em nota.

Além disso, ainda no mesmo comunicado, nega que tenha feito analogia sobre a eventual responsabilidade dos educadores nos casos de violência.

Leia a íntegra da nota:

O vereador Ito Luciano esclarece os fatos da sua manifestação na sessão plenária da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, na noite de 17 de abril:

O vereador usava a Tribuna para se posicionar sobre o projeto de mudança de data de comemoração religiosa na cidade de autoria de uma colega vereadora, quando foi interrompido por gritos de alguns professores presentes na sessão. Ele pediu que fosse respeitado seu direito de manifestação.
No calor do momento, acabou se excedendo na forma de fazer valer seu direito de expressão. NO ENTANTO, EM NENHUM MOMENTO GENERALIZOU SUA FALA À CATEGORIA DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO E, EM HIPÓTESE ALGUMA, ATRIBUIU CASOS DE VIOLÊNCIA ENTRE ALUNOS AOS ATAQUES OCORRIDOS EM SANTA CATARINA.

Além de tudo, ataque a escolas e casos de violência entre alunos não são a mesma coisa e não podem ser usados oportunisticamente para distorcer a realidade e desonrar o trabalho público e comunitário que o vereador realiza há mais de 40 anos.

Nesses mais de 40 anos de vida pública, o vereador Ito sempre trabalhou em prol de projetos capazes de beneficiar a coletividade da população, independente de ideologia política e categoria profissional.
Neste contexto, com respeito aos fatos e repúdio à distorção no enquadramento de sua fala, o vereador requer a transparência e o esclarecimento da opinião pública sobre a verdade do acontecido.

Por qualquer excesso e uso inadequado de palavras na sua manifestação, o vereador pede sinceras desculpa aos grupos de professores presentes na sessão do dia 17. Contudo, reitera que jamais se referiu à categoria dos professores e ao contexto de ataques a escolas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas