PREÇO BOM

Inverno sem frio e Dia dos Pais impulsionam liquidações no comércio

Lojas oferecem descontos para peças de inverno, enquanto se preparam para data especial

Publicado em: 04/08/2023 07:00
Última atualização: 17/10/2023 17:53

A estação de inverno está apenas na metade. Apesar disso, o frio intenso parece já ter passado e lojistas estão aderindo à ofertas e liquidações para conseguirem vender peças mais “pesadas”, como jaquetas, malhas e moletons. Ao caminhar pelo Centro de Novo Hamburgo, o consumidor pode encontrar descontos de 20, 30 e até 50% em itens selecionados. Além disso, o Dia dos Pais se aproxima e a data também costuma oferecer preços mais atrativos.

Liquidação costuma atrair clientes Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Para o diretor comercial da CDL de Novo Hamburgo, Felipe Henz, essa é uma “oportunidade casada” para movimentar o varejo como um todo. “Temos um verão no nosso inverno e é possível que tivemos mais calor do que frio nesta estação. Sabemos que o Dia dos Pais é uma oportunidade de vendas em todos os setores, vestuário, perfumes, bebidas, calçados, itens esportivos, etc", enumera.Gerente de uma loja de roupas na Avenida Primeiro de Março, no Centro, Célio Krass conta que muita coisa sobrou do inverno e que quase tudo está com descontos na média de 20%, mas com alguns chegando a 30%.

A loja já está com vitrines e etiquetas especiais para o Dia dos Pais, mas o gerente acredita que o forte das vendas será na próxima semana. “Em geral, os clientes procuram mais próximo da data. Camisas polos são o que mais compram para presentes, além de camisas sociais, calças, cuecas e acessórios”.

Etiquetas mostram o preço mais baixoDário Gonçalves/GES-Especial
Descontos de 40% em produtos de invernoDário Gonçalves/GES-Especial
Camisas estão entre os presentes mais procurados para os paisDário Gonçalves/GES-Especial

Próximo dali, proprietário de outra loja, Jardel Krabbe diz que precisou fazer liquidação antecipada, pois 2023 não fez frio como no ano passado. “Tenho jaquetas com 50% de desconto e não sei o que vai ser vendido. Já estou com mercadoria de meia estação e até de verão”, conta.

A cliente Juliana Ferreira comentou que é um bom momento para conferir as ofertas e que aproveita épocas mais quentes para comprar roupas de inverno justamente para obter menores preços. “Para o Dia dos Pais, não pensei em nada, mas ainda tem tempo”, projeta.

Criatividade na hora das vendas

Além dos preços mais baixos, lojistas precisam buscar outras alternativas para atrair os clientes. Carolina Kawski, responsável também por uma loja de vestuário, diz que fará promoção de uma cesta de Dia dos Pais entre os clientes. “Como o frio não está ajudando nas vendas e essa data não vende tanto quanto o Dia das Mães, precisamos achar outras formas de conquistar o público”, explica.


Jaquetas predominam em liquidações Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

O mesmo pensamento tem o diretor da CDL, Felipe Henz. “Basta ter criatividade, mas tudo se trata de divulgação. Seja com uma vitrine bem organizada ou com o bom uso de redes sociais. Divulguem os produtos, compartilhem fotos, façam campanhas. É a oportunidade de fazer o estoque girar.”

Henz também destaca que o público-alvo neste momento não são os pais, mas os filhos. “Precisamos prestar atenção neste detalhe. Os filhos precisam sentir que fazem parte, que vão ser beneficiados também”, acrescenta.

Outra opção de presente são os calçados. Sapato e sapatênis lideram as buscas para presentear os pais. No entanto, é um momento bom também para calçados femininos. “As botas, principalmente, são feitas para o frio, possuem mais pelos por dentro. E como teve chuva e pouco frio, as vendas não foram boas, por isso estes produtos entram em liquidação”, complementa Augusto Kunrath, de uma loja de calçados.

Calçados masculinos e femininos também contam com descontoDário Gonçalves/GES-Especial
Calçados masculinos e femininos também contam com descontoDário Gonçalves/GES-Especial

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas