A investigação de um homicídio em agosto deste ano no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo, motivou uma investigação da Polícia Civil nos últimos meses. Nesta quarta-feira (6), nove pessoas foram presas e mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom e Estância Velha.
FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Do total, três foram presos em São Leopoldo e os outros seis já estavam no sistema prisional. Havia, ainda, outras três ordens de prisão preventiva, que não foram cumpridas até as 10 horas.
Integrantes de facção são presos em investigação de homicídio em Novo Hamburgo.
Mandados foram cumpridos também em São Leopoldo, Campo Bom e Estância Velha.
Vídeo: Polícia Civil pic.twitter.com/OOzH0kjuLZ
— Jornal NH (@jornalnh) December 6, 2023
Conforme a Polícia, dois homens foram identificados como “pistoleiros”. Um deles é procurado e o outro foi preso em setembro, já devido ao envolvimento com o homicídio.
Em São Leopoldo, a Polícia aponta que os presos têm relação com o crime de tráfico de drogas, praticado em conjunto com a facção criminosa com sede no Vale do Sinos. Na cidade, também foram apreendidos seis celulares, uma simulacro de arma de fogo, R$ 440, drogas, aparelhos eletrônicos e anotações.
Já em Novo Hamburgo, foram cumpridos mandados no bairro Boa Saúde e no bairro Ideal, onde foram apreendidos oito telefones, um simulacro de arma de fogo, R$ 309, cocaína e um caderno com anotações do tráfico de drogas.
O crime
De acordo com a delegada Marcela Ehler, um homem foi assassinado em Novo Hamburgo após derrubar um muro no bairro Feitoria, em São Leopoldo. A Polícia acredita que a ordem de execução veio de dentro da prisão. Os mandantes seriam dois chefes de facção. Nesta terça, a dupla foi alvo de novos mandados de prisão por envolvimento no caso.
A investigação aponta que o grupo criminoso ordenou que a vítima fizesse o conserto do muro. Como ele não realizou, os líderes ordenaram sua morte.
Segundo a delegada, o homem foi vítima de uma emboscada na cidade de São Leopoldo. Depois, ele foi levado até Novo Hamburgo, onde foi executado.
LEIA TAMBÉM