abc+

RECONSTRUÇÃO

Imóveis de Novo Hamburgo atingidos pela enchente de maio poderão ter isenção do IPTU 2025; confira

Proposta será encaminhada ao Legislativo assim que os estudos sobre os impactos econômicos forem concluídos

Dário Gonçalves
Publicado em: 25/06/2024 às 16h:04 Última atualização: 25/06/2024 às 16h:10
Publicidade

Os moradores de Novo Hamburgo afetados pela histórica enchente de maio poderão ter isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025. Isso porque a prefeita Fatima Daudt encaminhará, em até 30 dias, à Câmara de Vereadores um projeto de lei que prevê o benefício para os imóveis atingidos.

Casas se desmancharam | abc+



Casas se desmancharam

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Antes de ser encaminhado, a Secretaria da Fazenda está fazendo a análise dos imóveis, residenciais e comerciais, a serem beneficiados e os impactos da isenção nas contas do Município no próximo ano. “São análises fundamentais para embasar o projeto de lei”, enfatiza o secretário Gilberto dos Reis.

De acordo com a prefeita, desde os primeiros dias da enchente, esta medida estava sendo considerada como uma das alternativas ao enfrentamento das consequências da tragédia que afetou em torno de 10.400 casas e seis mil empresas, metade delas no bairro Santo Afonso.

“Somos solidários às pessoas afetadas e estamos constantemente em busca de soluções para amenizar as dificuldades da população impactada”, comentou Fatima.

Ainda em maio, o Município, por meio da Comusa, aprovou isenção nas contas de água por até seis meses nas economias que haviam sido alagadas.

Centenas de casas foram destruídas | abc+



Centenas de casas foram destruídas

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

No dia 17 de junho, a Prefeitura havia detalhado as medidas já adotadas pelo Município com mais de R$ 54 milhões garantidos para o enfrentamento. Entre as ações, estão as construções de mais de 200 casas para moradores do Loteamento Bem-Te-Vi, no bairro Canudos, e da Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso.

“O Município foi único na região a evacuar uma comunidade inteira (Vila Palmeira) na enchente do Sinos, realizado momentos antes do transbordamento do dique, o que salvou inúmeras vidas”, ressaltou a prefeita.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade