Educação
IFSul depende do aval do Ministério da Economia para receber doação de terreno da Trensurb; entenda
A área fica localizada entre a Avenida 1º de Março e a Rua Montevidéu, no bairro Santo Afonso
Última atualização: 01/03/2024 16:20
O sonho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) de ter um novo campus em Novo Hamburgo e ampliar seu atendimento para 1,2 mil alunos vai ter que esperar mais um pouco.
O Conselho de Administração da Trensurb, na semana passada, encaminhou a proposta de cessão do terreno que foi utilizado como canteiro de obras para extensão do trem ao Ministério da Economia.
Conforme a empresa, a documentação foi enviada para Brasília porque a estatal federal quer um aval para concretizar a doação em virtude do ano eleitoral, que em 2024 terá pleitos municipais.
A área em questão fica localizada entre a Avenida 1º de Março e a Rua Montevidéu, no bairro Santo Afonso, somando 20 mil metros quadrados. Desde 2014, o espaço está desocupado, sem nenhuma utilização.
O Ministério da Economia foi questionado sobre quanto tempo levará para fazer a análise da proposta, mas não respondeu ao questionamento. Já o Ministério da Educação (MEC) diz que aguarda posicionamento do Ministério da Economia para se pronunciar sobre a ampliação do IFSul em Novo Hamburgo.
Hoje, o IFSul tem como endereço o prédio de uma falida fábrica de calçados na Rua Pinheiro Machado, doado pelo Município. Depois de muitas adaptações, a escola consegue acomodar 300 alunos, mas sem espaço para ampliar as matrículas ou ofertar mais atividades. É o menor campus da rede no Estado.
O IFSul também está de olho nos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O governo federal prevê um orçamento de R$ 3,9 bilhões para expansão dos institutos federais em todo o País. No entanto, estes recursos ainda não foram distribuídos e caso a doação do terreno não seja efetivada até o início da distribuição da verba, a ampliação da unidade hamburguense poderá ficar cada vez mais distante.
No ano passado, a direção do IFSul informou que, com a construção de uma nova sede do bairro Santo Afonso, além do curso de mecatrônica já ofertado, seriam implantados outros cursos em nível médio e ainda um superior de engenharia de automação. Ainda estariam nos planos a implantação do Pro EJA, modalidade de Educação de Jovens e Adultos voltada à educação profissional.