ECONOMIA
Hora extra é a saída do comércio para atender clientes antes do Natal; veja quanto a época natalina pode injetar na economia
Portas abertas até mais tarde e lojas abrindo até em domingo como forma de facilitar para o público
Última atualização: 07/12/2023 19:01
Responsável por 20% do faturamento de todo o ano em uma loja do bairro Canudos em Novo Hamburgo, o mês de dezembro é a melhor época do ano para o comércio. Seja pelo período de Natal, onde os consumidores buscam presentes, ou por conta da renda extra oriunda do 13º, as lojas aproveitam a oportunidade para aumentar as vendas. Para isso, o horário estendido durante a semana e até mesmo portas abertas aos domingos são opções que permitem aos clientes um período extra para fazerem suas compras.
FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Os proprietários do empreendimento, Adriana Scolari e Walmir Gonçalves, resolveram estender o atendimento até as 19 horas desde o início de novembro, meia hora além do habitual. Aos domingos, a loja também estará aberta até o fim de 2023 das 9 às 17 horas.
“Nós abrimos no último domingo de novembro para estender a Black Friday, mas o dia 3 foi o primeiro domingo de dezembro e foi muito melhor do que esperávamos. Já fazemos isso há cerca de 10 anos e tínhamos um parâmetro, e este realmente surpreendeu”, revelou Scolari, que completa dizendo que até o dia 15, as compras permanecem sendo majoritariamente individuais, mas a partir desta data, as buscas por presentes lideram as vendas.
Quem aproveitou o horário estendido foi Juliana Martins, de 46 anos, proprietária de um restaurante no bairro Ouro Branco. Ela deixou a loja perto das 19 horas com um presente comprado, mas se comprometeu a voltar também no domingo para buscar algo para si. “Eu não sou muito a favor de trabalharmos aos domingos, acho que é um dia para descansarmos, mas é uma época em que vale a pena, porque as vendas aumentam muito. Além disso, o bom atendimento é fundamental para voltar”, disse.
Bom para os clientes, mas necessário também às empresas
Justamente a partir de 15 de dezembro, outra loja localizada no bairro Canudos estenderá seu horário até as 20 horas, uma hora a mais que o habitual. No entanto, o estabelecimento estará aberto todos os domingos até o dia 24, véspera de Natal, inclusive abrindo mais cedo e fechando mais tarde.
A gerente Adriana Rodrigues da Rosa explica que estes horários diferenciados são essenciais e impactam muito para que as lojas alcancem as metas, tenham uma lucratividade maior do que todo o ano, e consiga entrar bem o próximo. “Aqui em Novo Hamburgo tem muita fábrica e as pessoas precisam entregar os pedidos para tirarem as férias coletivas. Então elas trabalham mais, e para fazer as compras de Natal, precisam ir depois do horário. Nós também precisamos garantir o pagamento de todos os funcionários, como o 13º e férias. As empresas precisam deste gás no final de ano para garantir todas as contas pagas”, detalhou a gerente.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade (CDL-NH), Jaime Machado, o Natal é a principal data comemorativa do ano e deve movimentar as ruas de todo o País, levando mais de 132,9 milhões de consumidores às compras, segundo aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas. Conforme o levantamento, o Natal deste ano deve injetar R$ 74,6 bilhões na economia.
“Nós sempre presenteamos familiares e amigos, especialmente as crianças. O mês de dezembro promete movimentar as ruas e o comércio hamburguense com as vendas. Tenho certeza que o comércio de Novo Hamburgo está preparado para aproveitar o melhor período de vendas do ano. Pensando nisso, lançamos a campanha Natal Premiado 2023. Comprando nas lojas participantes, concorre a mais de R$ 80 mil em prêmios.”, completou.
Shoppings
A rede de shoppings Bourbon, presente em Novo Hamburgo, São Leopoldo e Canoas, aposta no “encantamento dos presentes” como tema de Natal para a decoração das unidades. Junto a isso, uma forma de atrair mais clientes será através de apresentações musicais nos empreendimentos e ações de compre-ganhe, bem como o sorteio de um apartamento com carro na garagem. Até o dia 23 de dezembro, Novo Hamburgo e São Leopoldo terão a presença diária do Papai Noel, das 12 às 20 horas.
A empresária Erenita Martinez, de um dos empreendimentos que se faz presente nos shoppings de Novo Hamburgo e Canoas, conta que o Natal, na verdade, começa ainda em novembro, durante a Black Friday. Segundo ela, muitos clientes aproveitam para antecipar as compras natalinas graças aos descontos oferecidos. “Para o varejo, o Natal é o maior período de vendas do ano. No segundo semestre, já começamos a pensar junto com fornecedores como chegar bem no Natal, já antecipando algumas ações de lançamentos, promocionais e mídias para reforçar as marcas junto ao cliente”, destacou.
Martinez complementou que há um número muito maior de clientes nos shoppings e nas lojas em dezembro, principalmente na semana que antecede o Natal. “Nesta semana se concentra também cerca de 50% do faturamento do mês. Então o Natal é sempre uma data muito significativa comercialmente.”
No I Fashion Outlet Novo Hamburgo, os horários serão estendidos em uma hora do dia 15 ao dia 23 de dezembro, ficando as lojas abertas até as 22 horas. Não falta otimismo para o gerente-geral do I Fashion, Luiz Felipe Carvalho Pereira, principalmente pelos bons resultados obtidos em outras datas do varejo, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e mais recentemente a Black Friday. “Estamos muito otimistas e com boas expectativas para esse final de ano. Esperamos que o Natal siga o mesmo ritmo e nos preparamos para receber os clientes da melhor maneira possível”, definiu.
Operação Papai Noel
Desde o fim de novembro, até o início de dezembro, está em ação a Operação Papai Noel, lançada pela Brigada Militar de Novo Hamburgo para ampliar a segurança de lojistas e clientes nesta época do ano. A operação ocorre todos os anos no Rio Grande do Sul, nas cidades de abrangência do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO-VRS).
De acordo com o Comandante Regional do Vale do Rio dos Sinos, Coronel João Ailton Iaruchewski, sabendo que existe uma maior circulação de pessoas e de dinheiro, há mais chances de ação por parte dos criminosos. “A Brigada Militar estará à disposição da comunidade de lojistas. Façam contato com os comandantes e policiais militares. Estaremos trabalhando ininterruptamente até janeiro, e não haverá prejuízo em outras operações ostensivas”, garante Ailton.