Um homem foi indiciado por maus-tratos após abandonar cinco filhotes de cachorro dentro de uma mala e a depositar em uma lixeira no bairro Rondônia, em Novo Hamburgo. O inquérito policial foi encaminhado ao Poder Judiciário na segunda-feira (27).
O caso aconteceu na última quarta-feira (22). Pessoas que viram a cena o denunciaram à Guarda Municipal, que encontrou o suspeito ainda nas proximidades. Os animais foram resgatados e encaminhados para o Canil Municipal.
De acordo com a delegada Marina Goltz, o homem tem 40 anos e é morador de Esteio. À Polícia, ele relatou que os cães seriam de uma mulher, não identificada, que teria pedido para ele “se livrar” deles. Contudo, afirmou que havia os deixado no local apenas enquanto procurava outro cachorrinho que havia fugido.
“Ele alegou que não abandonou, que iria levar num lugar onde cuidam de animais, mas que um teria fugido e ele deixou o restante na lixeira para tentar resgatar o que fugiu, quando foi abordado pela Polícia”, conta a delegada.
O suspeito chegou a ser preso na data, mas foi liberado na quinta-feira (23).
Disponíveis para adoção
O Centro de Proteção aos Animais (Cempra) relata que, ao chegarem no canil, os animais não tinham ferimentos, mas apresentavam sinais de cuidados precários. Com pulgas, carrapatos e sem banho, eles foram acolhidos e tratados.
Agora, os cinco cachorrinhos — três machos e duas fêmeas — estão prontos para encontrar um novo lar e estarão disponíveis na feira de adoção do canil que ocorrerá na Praça do Imigrante nesta quinta-feira (2), das 13h30 às 16 horas.
LEIA TAMBÉM